O presidente do Vitória de Setúbal lamentou hoje que a candidatura de Júlio Adrião não tivesse aparecido quando não havia direção e disse que a estratégia do opositor passa pela descida do clube aos campeonatos distritais.

"Aquilo que eles [lista de Júlio Adrião] diziam, e que provavelmente faz parte do seu programa de candidatura, é que o clube tinha de descer aos distritais, para depois renascer das cinzas", disse Fernando Oliveira, referindo-se à lista daquele que é até agora o único adversário que terá de enfrentar nas eleições de 21 de março.

"Mas, se descer aos distritais, o Vitória de Setúbal nunca mais volta cá acima (à I Liga). Se descer aos distritais, o Vitória de Setúbal acaba", acrescentou o ainda líder do clube, dando como exemplo o que se passou com diversos clubes como o Lusitano e Juventude de Évora, Barreirense, Boavista e Salgueiros, entre outros.

Fernando Oliveira falava a cerca de 150 associados na apresentação da recandidatura ao cargo, na sequência do pedido de destituição da atual direção entregue por uma centena de associados liderados pelo médico setubalense Júlio Adrião, que levou à renúncia dos órgãos sociais do clube sadino.

O ainda presidente do Vitória de Setúbal disse não compreender as motivações da candidatura de Júlio Adrião, mas foi ele próprio a justificar o eventual interesse dos opositores.

"Agora é que isto (Vitória de Setúbal) é apetitoso, porque, entretanto, foi aprovado o PER (Plano Especial de Revitalização) para pagar as dividas do Vitória de Setúbal num período de dez anos", disse Fernando Oliveira, assegurando que o clube tem os salários em dia, ao contrário do que acontecia num passado recente.

Caso seja reeleito, Fernando Oliveira garante que a "formação" deverá ser cada vez mais uma prioridade do clube, mas, ao contrário do adversário que terá de enfrentar nas eleições de 21 de março, não promete a construção de nenhuma academia.

"Academias têm-nas o FC Porto, o Benfica e o Sporting, porque têm um `hotel´ à sua volta, têm muitas outras condições. Mas nós não podemos ter um hotel, não podemos ter salas de conferências, não podemos ter tudo aquilo que eles têm", disse.

O ainda dirigente sadino acrescentou: "O que nós poderemos ter, e ambicionar, se tivermos ajudas, é fazer um centro de treinos, relvar os espaços para os nossos miúdos explanarem aí a sua técnica. Uma academia é utópico".

Na sua lista, Fernando Oliveira apresenta-se como candidato à presidência da direção, Frederico Nascimento para a presidência da Mesa da Assembleia-Geral e Afonso Luz para a presidência do Conselho Fiscal.