O treinador do Vitória de Guimarães, Rui Vitória, frisou hoje a necessidade da equipa regressar aos triunfos na I Liga de futebol, depois de, nos últimos oitos jogos, apenas ter vencido por duas vezes.
"Acima de tudo queremos uma vitória, se mais bonita ou mais feia, logo se verá, mas o mais importante é ganhar. As últimas prestações foram agradáveis, mas os resultados não, por isso, de certa forma, queremos repor a verdade", afirmou na antevisão à receção ao Paços de Ferreira, no sábado, em jogo da 23ª jornada.
Os vimaranenses registam apenas dois triunfos nas últimas oito jornadas (cinco derrotas e um empate) e no jogo com os pacenses, últimos classificados, querem voltar a somar três pontos, tendo Rui Vitória apelado a uma maior eficácia ofensiva e desejado mais "sorte".
"No jogo com o FC Porto a bola bate no poste e não entra. No Marítimo, a bola bate no ferro e não entra. As do Marítimo bateram no poste e ficaram à mercê do jogador para marcar ou entraram. Há aqui a falta de uma pontinha de sorte, mas também alguma falta de eficácia da nossa parte. É acreditar que este é o caminho, não cometendo erros e sendo melhores na finalização", disse.
Rui Vitória já treinou o Paços de Ferreira, clube com o qual se identifica.
"Será mais um jogo difícil contra uma equipa que está mal na tabela, mas que tem qualidade. É um clube com o qual me identifico, eu conheço aquela gente. Vai haver uma reação coletiva do clube e da própria equipa, que tem uma base de jogadores de qualidade", defendeu.
Contudo, "é com espírito de final" que o Vitória de Guimarães vai encarar este jogo e os próximos, garantiu.
"Estão três pontos em disputa e queremos aproximar-nos dos lugares acima. Se o lugar de cima der acesso à Europa queremos lá chegar", disse.
Os vitorianos estão na luta por uma vaga europeia com mais um conjunto de quatro ou cinco equipas, mas o treinador procurou tirar responsabilidade à equipa, lembrando o investimento "substancialmente superior" feito há algumas épocas e notando que, "nos últimos oito anos, o Vitória foi duas vezes às competições europeias via campeonato e, dessas duas vezes, não passou à fase de grupos".
"Tenho a noção do que está em causa e do que tem de ser feito. Temos muita ambição, é o nosso brio interno que está aqui em causa e, no final, faremos essas contas", afirmou.
Vitória de Guimarães, sétimo classificado, com 30 pontos, e Paços de Ferreira, último, com 16, defrontam-se às 20:15 de sábado, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, jogo que será arbitrado por Bruno Paixão, de Setúbal.