O treinador do Sporting, Leonardo Jardim, fez esta sexta-feira a antevisão do clássico da 23.ª jornada e garantiu que o "ruído" em torno da arbitragem nas última semanas não vai afetar jogadores e equipa técnica.

"Não quero comentar porque essas decisões não me dizem respeito, dizem
respeito a quem rege a arbitragem em Portugal e são eles que deve
comentar a escolha de certos árbitros para os jogos", disse o técnico leonino sobre a alteração do árbitro de jogo a meio da semana.

Em relação ao jogo com o FC Porto, Leonardo Jardim afirmou que não se trata de um jogo decisivo e que é apenas importante para o segundo lugar do campeonato pois ainda há muitos pontos em disputa.

"É um jogo importante para o segundo lugar, mas não é um jogo decisivo, temos ainda sete jogos e 21 pontos em disputa", começou por dizer o técnico leonino.

Questionado sobre o adversário, o treinador do Sporting reconheceu
que o FC Porto está mais forte em termos anímicos, mas que a formação
portista "não ganhou qualidade" com a saída de Paulo Fonseca.

"Acho
que o Porto não ganhou qualidade de uma semana para cá. Desde o início
da época que tem grandes intervenientes, mas com certeza em termos de
factores anímicos os jogadores libertaram-se com a saída do treinador,
estão mais fortes, mas queremos jogar para vencer em nossa casa para dar
uma alegria aos adeptos".

"Sporting está vivo"

Sobre a mobilização dos adeptos leoninos em torno da equipa após o apelo de Bruno de Carvalho, Leonardo Jardim afirmou que isso só prova que o emblema de Alvalade está revitalizado.

"Em primeiro lugar, o mais importante é o que se vai passar dentro do retângulo de jogo, a qualidade de jogo, como vamos atuar, mas ficamos satisfeitos com a reação positiva dos adeptos do Sporting, mostra que o Sporting está vivo mas não é por aí que quer endossar a mensagem aos jogadores, queremos fazer um jogo positivo, um jogo intenso e conquistar os três pontos".

"Nós quando iniciamos a semana tínhamos a única preocupação de fazer ver aos jogadores que a única coisa onde podíamos interferir era no jogo. Se no Sporting já nos anularam três golos, se já nos tiraram sete penalidades, são coisas que não podemos controlar. As nossas motivações como treinadores ou jogadores não se prendem com a arbitragem", frisou Leonardo Jardim sobre a preparação do clássico.

Clássico sem favoritos?

"Não acredito que num clássico desta natureza com equipas com grande
qualidade haja favoritos, mas queremos voltar a fazer uma boa exibição
como na Taça da Liga mas que desta vez haja golos e que a vitória seja
nossa", disse Leonardo Jardim

"Uma equipa de futebol profissional está sempre
pressionada a fazer como qualquer equipa grande, os jogadores sabem
disso, especialmente os jogadores que chegaram este ano ao Sporting, já
perceberam a diferença de ter de jogar todos os jogos para ganhar. E
isso é o que nos move em termos de trabalho", sentenciou Leonardo Jardim.

No final da conferência de imprensa, o técnico leonino assumiu ainda que Eric Dier será titular no eixo da defesa frente ao FC Porto.

"O Eric tem sido o substituto quando os centrais estão indisponíveis e o Eric vai voltar a jogar no centro como o fez no jogo da Taça da Liga", sentenciou Leonardo Jardim.

O jogo entre Sporting e FC Porto está agendado para o próximo domingo às 19h15. Poderá acompanhar o jogo aqui em direto no SAPO Desporto.