Islam Slimani é esta segunda-feira, não pela primeira vez, o homem de quem se fala. Foi dele o golo no clássico com o FC Porto que deu os três pontos aos leões e deixou os dragões praticamente arredados da revalidação do título. O argelino chegou de mansinho à equipa principal, tapado pela entrada fulgurante de Fredy Montero, mas a poucas jornadas do fim do campeonato torna-se "incontornável na história do Sporting".

"Slimani faz lembrar Jardel", diz Mariano Barreto ao SAPO Desporto , "feliz por o ter convencido a ficar no Sporting". "Slimani adaptou-se bem. Os jovens jogadores têm mais sucesso no Sporting, porque tem particular carinho com quem chega. É fácil vingar na Europa, depende da forma como é encarado. Ele teve paciência, ganhou o seu espaço, pode evoluir. Não será driblador, é jogador da posição onde tem estado, com jogadores nas costas. É forte no jogo aéreo, os movimentos que faz desiquilibra e cria grandes problemas. Os seus golos têm grande recorte visual. Parece que está sempre sozinho, mas é ele que procura os espaços", descreve.

E foi esta agilidade do magrebino que "iludiu" Abdoulaye. "Foi ele que criou o espaço. Parece que quando cabeceia está sozinho...É extremamente valioso, não é normal fazer o que faz", reforça Mariana Barreto.

O treinador português assistiu ao jogo em Alvalade e à exibição do 'seu menino', que, acredita, "não entrou logo na equipa por desconhecimento do campeonato português".

"Uma das coisas que me faz sentir contente não é o Slimani ser revelação. Foi eu tê-lo convencido a ficar no Sporting, quando ele teve outros convites de outros clubes -o Nantes queria-o, até muito pelas ligações a jogadores argelinos. Por uma razão: se ele quisesse fazer carreira a nível europeu, não havia melhor clube do que o Sporting", conta, lembrando que serviu de "intermediário" entre o Sporting e o empresário, o maior da Arábia Saudita, e que os leões quase deixaram escapara a 'pérola norte-africana'. "O Sporting não ligou muito, mas o treinador [Leonardo Jardim] foi vendo vídeos, pediu informações, mostrou interesse". 

Mariano Barreto não sabe dizer se o Sporting irá segurar ou não Slimani na próxima temporada, já que "vai depender sempre dos objetivos desportivos", mas tem a certeza de que Slimani "foi um excelente negócio para o Sporting".