Rui Pedro Soares negou hoje qualquer intenção de vender a participação maioritária detida pela Codecity Sports Management (CSM) na SAD do Belenenses e lembrou que o grupo de investidores salvou a sociedade do "desastre causado pelas administrações anteriores".

Em comunicado enviado aos órgãos de comunicação social, o atual presidente da SAD criticou o "pequeno grupo de derrotistas e agitadores" que tem tentado colocar em causa o projeto que "permitiu devolver a equipa de futebol do Belenenses à I Liga e assegurar a sustentabilidade financeira da SAD".

"Os sócios e adeptos do Belenenses não têm a memória curta e sabem que só por má-fé se pode acusar a CSM, como se esta não tivesse salvado a SAD do desastre causado pelas administrações anteriores e não fosse responsável pelos êxitos desportivos da época passada", pode ler-se no documento.

Rui Pedro Soares garante que tudo está a ser feito para manter o Belenenses na I Liga, apesar de ver "alguns dos principais responsáveis pela situação calamitosa a que a SAD chegou no início da época anterior apresentarem-se agora em público como se fossem a solução para os problemas" da mesma.

Por outro lado, o acionista maioritário negou que a "CSM esteja vendedora da sua participação", revelando que "está em curso uma OPA [oferta pública de aquisição], pela qual a CSM espera aumentar a sua participação na SAD".

O antigo administrador da PT reforçou a intenção de que a "SAD deixe de ter capitais próprios negativos em sete anos", anunciando igualmente que a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) reteve 180 mil euros de receitas da SAD, devido a uma dívida do clube.

De acordo com o comunicado, as receitas em causa resultaram "sobretudo da brilhante participação do Belenenses na Taça de Portugal" da época passada, pelo que não foi possível "contar com esse dinheiro para o reforço do plantel para época em curso e para o pagamento de dívidas".