O FC Porto venceu, este domingo, o Belenenses por 1-0, em jogo da 24.ª jornada do campeonato português, que se disputou no Estádio do Dragão. Quintero entrou na segunda parte e marcou o único golo da partida. Os azuis e brancos reduziram para cinco pontos a distância para o Sporting (2.ª lugar), mas continuam longe (12 pontos) do líder Benfica.
Luís Castro surpreendeu ao colocar no onze o argelino Ghilas ao lado de Jackson no ataque do FC Porto. O 'herói da Liga Europa' fez de extremo, tomando conta do lugar do castigado Quaresma.
Na defesa, e com Danilo também castigado, Ricardo voltou a ser o homem escolhido pelo treinador portista para um dos corredores, desta vez o direito.
Igualmente a cumprir um jogo de suspensão esteve Fernando e foi Defour que teve a difícil tarefa de cumprir o excelente serviço que o médio brasileiro tem deixado nesta equipa azul e branca.
Os primeiros minutos de jogo foram de fraca qualidade até que, à passagem da meia hora, o nível exibicional aumentou e com alguns lances polémicos. O árbitro da partida, Carlos Xistra, anulou um golo a Jackson Martínez por considerar que o colombiano fez falta sobre João Meira antes de colocar a bola no fundo das redes e, minutos depois, Varela cabeceou em jeito mas a bola foi ao poste da baliza defendida por Matt Jones.
Já perto do intervalo, Xistra mostrou o cartão vermelho direto a João Afonso do Belenenses por ter visto uma falta sobre Jackson à entrada da área. Na conversão deste livre muito perigoso para a equipa do Restelo, Josué rematou muito por cima da barra.
Depois do intervalo, Luís Castro fez entrar Quintero para o lugar de Josué e o Belenenses, com um jogador a menos em campo, defendeu ainda mais perto da sua área, aproveitando ainda para 'queimar tempo' assim que surgia a oportunidade. Durante a segunda parte, a formação orientada por Lito Vidigal limitou-se a defender.
Aos 55 minutos foi a vez de Kelvin entrar para o lugar de Varela e os cerca de 28 mil espetadores aplaudiram a entrada do jogador brasileiro, que tinha a missão de desfazer o empate (persistente) a zero. Mas do outro lado, o guarda-redes Matt Jones defendeu (quase) tudo.
Luís Castro estava decidido a vencer este jogo para não deixar fugir os Leões e Águias e, ao minuto 77, substituiu o central Reyes pelo extremo Licá e o FC Porto passou a jogar com uma linha de defesa de três elementos.
Quando já parecia impossível para o FC Porto marcar, Juan Quintero rematou com força após jogada de insistência e assim surgiu o único golo da partida aos 78 minutos, deitando abaixo, finalmente, a muralha que o Belenenses tinha construído perto da sua baliza.
Com este triunfo, o FC Porto reduziu para cinco pontos a distância para o Sporting (2.ª lugar), mas continua longe (12 pontos) do líder Benfica. Já o Belenenses desce para o último lugar da tabela classificativa.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.