O secretário-geral da Associação das Ligas Europeias de Futebol Profissional (EPFL), Emanuel Medeiros, que cessa funções no fim deste mês, disse esta segunda-feira que não está nos seus "horizontes" candidatar-se à presidência da Liga de clubes.
"Não está sequer nos meus horizontes. Sou um homem de desafios e é impensável parar na minha idade, mas, neste momento, quero concentrar-me na minha vida familiar", disse o dirigente, após uma audiência com o secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, em Lisboa.
Emanuel Medeiros foi apontado pelo presidente do Nacional como o candidato ideal à liderança da Liga portuguesa, que tem eleições marcadas para junho e numa altura em que vários clubes exigem a demissão do atual presidente, Mário Figueiredo.
O secretário-geral da EPFL, que será substituído no cargo pelo presidente executivo da Liga austríaca de futebol, Georg Pangl, lamentou que o seu nome seja "trazido à coação sempre que há eleições" e nunca por sua iniciativa.
Emanuel Medeiros explicou que foi nessa lógica de "fim de ciclo" que se reuniu com Emídio Guerreiro, ao qual expressou o agradecimento pela "relação estreita e profícua de colaboração", não apenas com o atual titular da pasta, mas também com os antecessores.
"O meu mandato acabaria em 2015, mas entendi que a minha missão estava cumprida e os líderes esclarecidos não se eternizam nos cargos. Entendi que a minha obra estava feita, depois de ter criado de raiz a maior organização patronal do mundo do desporto", observou.