De acordo com um estudo do Observatório do Futebol (CIES Football Observation), o FC Porto foi o 3.º clube que mais dinheiro recebeu em transferências nos últimos cinco anos, entre as cinco principais ligas europeias.

Os Dragões encaixaram 282,7 milhões de euros com a venda de jogadores. Na lista elaborada pelo CIES, o Tottenham foi o clube que mais ganhou em transferências de jogadores desde 2008/2009. Os Spurs receberam 322,1 milhões, seguido do Real Madrid com 303,7 milhões.

Entre os negócios do FC Porto, destacam-se a venda de Hulk para o Zenit por 60 milhões de euros, de Falcao para o Atlético Madrid por 45 milhões de euros, o mesmo que o Mónaco pagou por James Rodriguez. Sem esquecer as vendas de Moutinho para o Mónaco por 25 milhões, de Guarin para o Inter por 13 milhões.

Os números do Tottenham explicam-se, em parte, com a venda de Gareth Bale, mas também de Modric, Van der Vaart, Robbie Keane, entre outros.

Na lista dos 30 primeiros "vendedores" da Europa aparece o Benfica que é 16.º, com um encaixe de 171,3 milhões de euros desde 2008/2009.

O Real Madrid, habituado a comprar e por muito dinheiro, aparece na segunda posição, atrás do Tottenham. Os merengues realizaram grandes encaixes com as saídas de Ozil para o Arsenal (47 milhões), Higuaín para o Nápoles (37 milhões), Robinho para o AC Milan, (18 milhões), entre outras vendas.

Dos dez clubes que mais lucraram, destaque para o Liverpool, Milan, Inter, Udinese, Arsenal e AS Roma. O Ajax da Holanda, 26.º da lista, é o único clube que não pertence aos cinco principais campeonatos europeus.

Destaque ainda para o Palermo e Portsmouth, clubes que estão em divisões secundárias dos seus países.

* artigo atualizado às 15h20