O treinador do Vitória de Guimarães disse hoje esperar um jogo difícil diante do Sporting, sábado, na 25ª jornada da I Liga de futebol, mas assegura "máxima ambição" e crença num triunfo em Alvalade.

"Espero um jogo difícil, o Sporting tem uma boa equipa, bem orientada, com bons jogadores, processos muito enraizados e, acima de tudo, com uma motivação muito grande. Mas temos dado boas respostas com equipas teoricamente mais poderosas e vamos com máxima ambição, não há nenhum jogo que não acreditemos que não podemos ganhar", disse Rui Vitória na conferência de imprensa de antevisão ao jogo com os “leões”.

Para o treinador, a chave para o sucesso passa por a equipa não perder a sua identidade e saber que há momentos em que vai sofrer e outros em que pode "brilhar".

Sporting tem apresentado queixas sobre a arbitragem, mas Rui Vitória considera que "os ‘três grandes’ são sempre beneficiados em relação às outras equipas".

O Vitória não vence há cinco jogos e nos últimos 30 pontos possíveis apenas somou oito, mas o técnico não associa essa quebra ao desinvestimento no plantel em janeiro, com várias saídas e nenhuma entrada.

"Deve-se a vários aspetos, à ‘aselhice’ de muita gente, eu incluído, incapacidade nossa e falta de alguma sorte, com bolas a bater no poste e a não entrar. Não houve nenhuma equipa que nos tenha encostado às cordas, o que falta é melhorar a concretização porque é quase caricato 28 remates e não fazer um golo, como aconteceu no último jogo", disse.

Rui Vitória frisou ainda que "não há ninguém acima do clube" e que, como não tem "nenhum Ronaldo ou Messi que resolva os jogos num ápice", a força do Vitória "tem que ser o coletivo".

O treinador negou ainda as notícias recentes que deram conta do seu ingresso no Sporting de Braga na próxima época e revelou que o seu futuro ainda não está decidido, mas pode passar por continuar em Guimarães.

"Essa notícia não é verdadeira, não houve nada que se possa relacionar com isso. Sobre estar nas minhas mãos a minha continuidade em Guimarães posso dizer que estamos a conversar e iremos decidir o que é melhor para o Vitória e para o treinador, mas não é com um estalar de dedos. As minhas decisões nunca são desprovidas de emoção, gosto muito de aqui estar, mas tem que ser muito bem equacionado", disse.

Considerou ainda que esta polémica não afetou o plantel, "se calhar perturbou outras equipas", e lembrou que "esta é a vida dos treinadores”

“Temos que estar preparados para tudo, elogios e críticas, entrar e sair, ser bem e mal tratados", referiu.

Moreno ainda trabalhou hoje condicionado, mas o técnico conta que possa recuperar e ser chamado para o jogo de Alvalade, ao contrário de João Amorim, que vai parar algum tempo, cerca de uma semana, nas contas do técnico, devido a um problema no joelho direito.

Vitória de Guimarães, sétimo classificado, com 31 pontos, e Sporting, segundo, com 54, defrontam-se no sábado, às 20h15, no Estádio José Alvalade, em jogo arbitrado por Nuno Almeida (Algarve).