O Benfica repôs hoje a vantagem de sete pontos sobre o Sporting e reforçou o comando da I Liga de futebol, passando a necessitar de apenas oito pontos nas últimas cinco jornadas que faltam disputar.

Com a vitória no terreno do Sporting de Braga, com um golo solitário de Lima (12.º na prova), os “encarnados” têm a meta mais perto e o campeão do ano passado mais longe, já que o FC Porto, derrotado pelo Nacional por 2-1, está agora a 15 pontos de distância, no terceiro posto.

A derrota bracarense e a do Vitória de Guimarães, sábado, no terreno do Sporting, segundo classificado, permitiram aos funchalenses “cimentar” o estatuto de candidatos à qualificação à Liga Europa.

A equipa de Manuel Machado, com 38 pontos, parece seguir firme rumo à Liga Europa, agarrada à vantagem de seis sobre os bracarenses e a Académica, e sete sobre os vimaranenses, Rio Ave e Marítimo, sendo que também se aproximou do quarto classificado, estando agora a cinco do Estoril (43), hoje batido em casa pelo Rio Ave (nono), por 1-0.

Com o FC Porto a oito pontos, os “leões” também viram beneficiados os seus objetivos europeus, já que começa a ser quase impossível os “dragões” recuperarem de forma a qualificarem-se diretamente para a fase de grupos da Liga dos Campeões.

Se no topo começa tudo a ficar muito definido, já na “cauda” da tabela o destaque vai para o Arouca, que, ao vencer em casa o Vitória de Setúbal, por 1-0, subiu um posto, sendo agora 13.º, com 25 pontos.

Os durienses ultrapassaram o Paços de Ferreira, que sexta-feira empatou (1-1) no terreno de outro aflito, o Belenenses, penúltimo (18 pontos), ainda assim um posto acima daquele com que iniciou a 25.ª ronda.

O Olhanense é agora o último, com os mesmos pontos que a turma de Belém, depois de hoje averbar nova derrota, desta vez no terreno da Académica, onde perdeu por 2-1.

Por fim, o Gil Vicente (12.º) empatou em casa com o Marítimo (10.º), desfecho que “travou” os ímpetos europeus da equipa madeirense, que em caso de vitória poderia ter subido ao sexto lugar.

Uma última nota, para destacar sete grandes penalidades em cinco das oito partidas da jornada, todas nos jogos de hoje, quatro dos quais não foram convertidos, por comparação com os três concretizados.

Marcos Paulo, da Académica, teve êxito em dois (os únicos assinalados a favor dos “estudantes” esta temporada) e Derley “assinou” o do Marítimo.

Falharam Ricardo Quaresma (FC Porto), Rodrigo (Benfica), João Pedro Galvão (Estoril) e Hugo Vieira (Gil Vicente).