O treinador do Vitória de Guimarães criticou esta quarta-feira a arbitragem do jogo com o Sporting, da jornada anterior da I Liga de futebol, e considerou que "há uma preocupação excessiva com os ‘três grandes’".
Os minhotos saíram derrotados de Alvalade por 1-0 e, depois de ter visto o jogo a frio, Rui Vitória considera que dois jogadores do Sporting, Slimani e Adrien, deviam ter sido expulsos, lamentando ainda o que considera ser um tratamento desigual.
Para Rui Vitória, "há uma preocupação excessiva com os ‘três grandes’ e uma menor preocupação com as outras equipas, mas há que perceber que também somos gente".
O técnico lembrou que, esta época, Douglas já "levou um processo sumário do nada", para dizer, indiretamente e "embora não deseje o mal de ninguém", que um castigo similar devia ser aplicado a Adrien, por causa de uma entrada dura sobre um jogador do Vitória.
Criticou ainda a análise feita ao jogo, "como se o golo anulado ao Montero tivesse sido o mais importante, sendo que na origem desse lance o Jefferson está em fora de jogo".
"Havia duas expulsões, uma com o resultado em 0-0, e fico incrédulo quando vejo algumas análises aos jogos. Tira-nos um ponto e por um ponto se desce de divisão e se vai à falência", disse.
O treinador, que falava na antevisão da receção ao Estoril, sexta-feira, na 26.ª jornada da I Liga, disse esperar um "jogo difícil" diante do quarto classificado, mas frisou a vontade de vencer e quebrar o ciclo negativo de seis jogos sem triunfos (quatro derrotas e dois empates).
"É uma boa equipa, com bons jogadores, mas olhamos sempre para os jogos com a convicção de que os podemos vencer. Vamos entrar com muita vontade de vencer porque o que temos feito é mais do que suficiente para marcar e ganhar", considerou.
Na opinião de Rui Vitória, inverter a "onda que não é positiva" passa "basicamente pela concretização".
"Estou aqui há tês anos e dá-me gozo ver esta equipa a crescer, a personalidade que tem mostrado. Temos criado oportunidades, mas depois falta materializar, pelo que só há um caminho: temos que trabalhar e ser persistentes".
A luta pelo quinto lugar, que dá acesso às competições europeias, ficou mais difícil após a jornada passada, estando agora o Vitória a sete pontos do Nacional, mas Rui Vitória acredita que ainda é possível.
"Estou convicto de que não está fechado, há cinco jornadas, cinco finais e vamos ver o que se passa", disse.
Comentou ainda o regresso do Boavista ao principal escalão do futebol nacional na próxima temporada, afirmando que “é um clube com uma história importante” e que “os bons clubes devem estar na I Liga”, e mostrou-se satisfeito pelo facto de o alargamento para 18 clubes significar maior número de jornadas.
"Tudo o que seja o aumento da competição é bem-vindo e é importante para o futebol português porque em determinados momentos da época passamos muito tempo sem competir. Na maioria das equipas há um jogo para uma média de 10 treinos e tem de ser menos", disse.
Vitória de Guimarães, oitavo classificado, com 31 pontos, e Estoril, quarto, com 43, defrontam-se na sexta-feira, às 20h00, no Estádio D. Afonso Henriques, em jogo que será arbitrado por Pedro Proença, de Lisboa.