O Sporting considerou hoje, em comunicado enviado à Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários, que nem Flamengo nem Corinthians demonstraram "capacidade financeira" para assegurar a transferência de Elias, nas recentes negociações entre os clubes.
Após descrever os pormenores das tentativas de acordo que não chegaram à fase de concretização, a SAD do Sporting defende que "há indícios de que nem o Flamengo nem o Corinthians tiveram em tempo algum capacidade financeira para adquirirem o atleta, pretendendo sempre chegar a acordo para um simples empréstimo".
"Parece assim tratar-se na realidade de uma manobra de diversão e de uma operação de marketing junto dos associados dos seus respetivos clubes, prejudicando gravemente a Sporting SAD e o jogador Elias", acrescenta o comunicado, que adianta que os clubes brasileiros "serão alvo das medidas legais que a Sporting SAD entenda por bem adotar".
A SAD recorda que Elias foi emprestado ao Flamengo até dezembro passado, com uma cláusula de opção de 15 milhões de euros, e que o clube brasileiro apresentou em dezembro uma proposta de 1,5 milhões.
Entretanto, Eliseu Trindade, representante do jogador, tinha avançado em outubro com uma proposta de um montante entre três a seis milhões de euros, mais um jogador de um clube brasileiro interessado.
"Wallim Vasconcelos, dirigente do Flamengo, e Eliseu Trindade, sabendo do valor da proposta (de dezembro), semearam e empolaram publicamente, através dos meios de comunicação social, outros valores, muitas vezes superiores aos da proposta efetuada, indiciando uma prática de desinformação e manipulação do mercado, condicionando o negócio", refere o comunicado.
A Sporting SAD acrescenta ainda ter recebido de um clube asiático uma proposta de 7,3 milhões de euros - e seis milhões de dólares/ano para jogador - que foi "liminarmente rejeitada" por Eliseu Trindade.
O Sporting historia depois as negociações com Flamengo e Corinthians no decurso da janela do mercado brasileiro que agora terminou, referindo que o Flamengo chegou a apresentar uma proposta de quatro milhões de euros, em quatro vezes, enquanto o Corinthians evoluiu de um pedido de empréstimo até um valor base com o pagamento de quatro milhões de euros, mas sem o acordo com o fundo QFIL, detentor de metade do passe do internacional brasileiro.
As negociações com o Corinthians continuaram, sem sucesso, até à madrugada de terça-feira - o mercado fechou no Brasil às 04h00 TMG de 2 de abril.