O Corinthians anunciou na quinta-feira que mantém a proposta para contratar o futebolista Elias ao Sporting, mas que recusa uma multa “absurda” de 100 por cento caso falhe o pagamento de uma das parcelas dos quatro milhões de euros oferecidos.
Em nota divulgada no seu síte oficial na internet, o clube paulista mostra-se surpreendido com o comunicado do Sporting, que diz que o Corinthians, tal como o Flamengo, nunca teve, em tempo algum, capacidade financeira para contratar o médio brasileiro, ameaçando com possíveis medidas legais.
“O Corinthians deixa claro que a proposta era tão real que se mantém. Caso o Sporting Clube de Portugal queira negociar o médio Elias nos moldes da segunda negociação, ou seja, por quatro milhões de euros por 50 por cento dos direitos, o Corinthians dá 24 horas ao clube português para aceitar a proposta”, lê-se no comunicado.
Contudo, o clube paulista coloca duas condições: que seja descontado nesse valor o salário do atleta nos meses em que ele não poderá jogar, depois de o mercado brasileiro ter fechado na quarta-feira, e “não exista a absurda multa de 100% do valor da negociação em caso de atraso” do pagamento da parcela.
O Corinthians garante que foi procurado pelo Sporting, após ter recusado “a absurda proposta de oito milhões de euros por 50 por cento dos direitos do atleta Elias”, tendo, então, iniciado uma nova negociação, em que ofereceu um valor menor, por 40%.
“Em seguida, Corinthians e Sporting chegaram ao valor consensual de quatro milhões de euros por 50%. Não foi a garantia [bancária, como referido pelo Sporting] que travou a segunda negociação, mas, sim, a absurda multa de 100% do contrato em caso de atraso em qualquer uma das quatro parcelas”, lê-se.
Na quinta-feira, o Sporting acusou, em comunicado à Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários (CMVM), que Flamengo e Corinthians “tiveram em tempo algum capacidade financeira para adquirirem o atleta, pretendendo sempre chegar a acordo para um simples empréstimo”.
"Parece assim tratar-se na realidade de uma manobra de diversão e de uma operação de marketing junto dos associados dos seus respetivos clubes, prejudicando gravemente a Sporting SAD e o jogador Elias", acrescenta o comunicado, que adianta que os clubes brasileiros "serão alvo das medidas legais que a Sporting SAD entenda por bem adotar".
O Sporting historia depois as negociações com Flamengo e Corinthians no decurso da janela do mercado brasileiro que agora terminou, referindo que o Flamengo chegou a apresentar uma proposta de quatro milhões de euros, em quatro vezes, enquanto o Corinthians evoluiu de um pedido de empréstimo até um valor base com o pagamento de quatro milhões de euros, mas sem o acordo com o fundo QFIL, detentor de metade do passe do internacional brasileiro.
As negociações com o Corinthians continuaram, sem sucesso, até à madrugada de terça-feira - o mercado fechou no Brasil às 05h00 (hora de Lisboa) de 02 de abril.