Olhando para a atual tabela classificativa da I Liga, o nome do Estoril salta à vista. Os comandados de Marco Silva ocupam o quarto posto e são apenas superados pelos "três grandes". Estes números vêm confirmar a tese de Jesus que antes de defrontar o Estoril, disse que a equipa de Marco Silva era a quarta melhor da I Liga.

Analisando mais a fundo a atual classificação da I Liga, salta à vista não só o quarto posto do Estoril mas também o facto de a equipa de Marco Silva ser quarta em quase tudo: golos marcados, sofridos, jogos ganhos, menos derrota e mais e empates.

São números que confirmam a superioridade dos Canarinhos em relação aos adversários que lutam por um lugar na Liga Europa da próxima época. Nesta altura, a equipa de Marco Silva tem cinco pontos de vantagem sobre o quinto colocado, o Nacional, que por sua vez tem seis pontos de vantagem sobre o SC Braga, o sexto da tabela.

O ataque da I Liga é liderada pelo Benfica que já marcou 48 golos. O Sporting fez menos um, o FC Porto é o terceiro com 45 golos marados. Segue o Estoril com 36.

Na defesa continua a mandar a equipa de Jorge Jesus. Os Encarnados estão a fazer uma época excecional, muito por culpa do trabalho defensivo. As Águias encaixaram 15 golos em 25 jogos na I Liga, menos três que o Sporting e menos cinco que o FC Porto. O Estoril, lá está, tem a quarta defesa menos batida.

Os Canarinhos são a quarta equipa com menos derrotas na prova. O Benfica apenas perdeu uma vez e logo na 1.ª jornada com o Marítimo. O Sporting conta com duas derrotas, na Luz com o Benfica e no Dragão com o FC Porto. Seguem Nacional que perdeu cinco jogos, menos um que o Estoril e FC Porto, quartos na lista. Curioso como os homens de Manuel Machado superam os azuis-e-brancos nesse aspeto.

A equipa da linha é também a quarta formação com mais empates, numa lista liderada pelo Nacional com onze. Seguem o Belenenses com nove e Académica com oito. O Estoril é uma das quatro equipas que somou sete empates nos 25 jogos já disputados.

O Estoril saiu vitorioso em quase metade dos jogos da I Liga. Nas 25 jornadas já disputadas, os Canarinhos venceram 12. Somam menos três vitórias que o FC Porto e menos cinco que o Sporting. O Benfica venceu 20 dos 25 jogos.

Quando faltam cinco jornadas e 15 pontos em disputa, o Estoril ainda aspira ao terceiro posto, ocupado pelo FC Porto. Para lá chegar os Canarinhos precisam de vencer todos os jogos e esperar que o FC Porto perca dois dos cinco que tem pela frente. Tarefa difícil mas não impossível, tendo em conta a boa época da equipa de Marco Silva e a fraca campanha dos homens de Luís Castro na I Liga.