A Académica empatou a uma bola com o V. Setúbal, em jogo de abertura da 27.ª jornada da I Liga. Rafael Martins marcou para os sadinos mas saiu de maca e foi transportado ao hospital. O golo da Académica foi apontado por Marcos Paulo. Ricardo foi o melhor em campo, ao defender um penálti do sadino Ricardo Horta e evitar com outras grandes defesas mais golos da formação de Setúbal.
Os comandos de Sérgio Conceição entraram mais determinados no encontro e estiveram perto do golo logo aos oito minutos, com Salvador Agra a ter uma oportunidade para marcar mas o seu remate às malhas laterais. 
Aos 16 viria a ser Rafael Lopes a ter duas oportunidades para fazer golo, primeiro num remate de fora da área para defesa atenta de Kieszek. E depois num cabeceamento dentro da área que saiu por cima.
Num jogo muito movimentando na primeira parte, os sadinos vão chegar ao golo aos 27 minutos pelo seu goleador Rafael Martins. O avançado brasileiro recebeu um passe na área, rodou e bateu Ricardo aos 27 minutos.
A resposta estudantil apareceu em forma de golo. O árbitro do encontro, Luís Ferreira, assinalou falta de Pedro Queiroz dentro da área. Marcos Paulo não tremeu na marcação da grande penalidade e empatou o encontro, fazendo o seu quarto golo seguido na Liga.
E pela marca dos 11 metros a formação do Sado poderia ter ido para o intervalo a vencer mas Ricardo foi enorme. João Real foi imprudente no corte e derrubou Betinho. Ricardo Horta perdeu o duelo com Ricardo que defendeu o penálti. Na recarga o jogador sadino atirou à barra e em nova recarga Dani rematou por cima. Triplo falhanço e um duro golpe para José Couceiro que tinha perdido o seu goleador, Rafael Martins, que abandonou o encontro em maca e foi transportado para o hospital.
No segundo emergiu Ricardo. O guarda-redes da Académica defendeu tudo o que havia para defender, negando o golo ao Vitória de Setúbal em várias ocasiões. Aos 50 num remate de João Mário que levava selo de golo, Ricardo mostrou reflexos.
José Couceiro vai ter nova contrariedade com a expulsão de François aos 59 minutos mas curiosamente viria a ser a sua equipa a ter as melhores oportunidades para marcar, mesmo em inferioridade numéria. Mas Ricardo estava em noite sim.
Aos 73 minutos, Pedro Tiba e Ricardo Horta poderia ter marcado mas Ricardo não deixou. Aos 80 o guarda-redes português voltou a mostrar atenção, travando um remate de Ricardo Horta. E aos 88, numa defesa vistosa, o guarda-redes da Briosa volta a negar o golo ao Setúbal, num "tiro" de Pedro Tiba dentro da área.
A Académica também teve as suas oportunidades. Ivanildo enviou uma bola à barra e Rafael Lopes teve duas oportunidades mas não acertou com a baliza
Destaque para a formação sadina que criou as melhores oportunidades na 2.ª parte, mesmo tendo jogado com menos um jogador durante mais de meia hora.
Com este empate Vitória de Setúbal apanha o Marítimo no sétimo posto com 34 pontos. Já a Académica faz 33 pontos, menos um que os sadinos.