O Sporting deu um passo decisivo na luta pelo segundo lugar ao vencer este sábado o Gil Vicente por 2-0, reduzindo ainda a vantagem do líder Benfica para quatro pontos quando faltam apenas três jornadas para o fim do campeonato. Slimani abriu o marcador no primeiro minuto de jogo e Heldon fechou a contagem nos descontos.

No regresso a Alvalade depois da vitória sobre o Paços de Ferreira, Leonardo Jardim apostou em Carrillo e Capel na equipa titular e relegou André Martins para o banco de suplentes para atacar a baliza de um Gil Vicente, que em 16 jogos do campeonato apenas havia pontuado em três ocasiões.

Os leões entraram muito dominadores, e cedo se adiantaram no marcador na primeira jogada de ataque do jogo com Carrillo a cruzar para Islam Slimani fazer o 1-0 de cabeça. O golo madrugador obrigou o Gil Vicente a recuar ainda mais as suas linhas e a alterar a estratégia. André Carrillo entrou muito bem na equipa titular do Sporting, e nos instantes iniciais abriu uma autêntica “via verde” no corredor direito do ataque dos leões. Os cruzamentos seguiam-se junto à baliza de Adriano, mas os avançados leoninos não conseguiam dar melhor seguimento à irreverência do peruano.

A equipa de João de Deus defendia no seu meio-campo e apenas Hugo Vieira tinha ordens para explorar terrenos mais avançados para servir de eixo aos contra-ataques da formação gilista. Vítor Vinha ainda testou a atenção de Rui Patrício aos 18 minutos mas o remate saiu para fora.

O Sporting aproveitava a faixa livre no corredor direito para fazer as ultrapassagens por intermédio de Carrillo, mas as situações de golo não eram capitalizadas pelos avançados leoninos. Antes do intervalo, o Sporting ainda dispôs de várias ocasiões de golo, aproveitando a apatia dos gilistas, mas o marcador manteve-se inalterado.

No segundo tempo, o Sporting continuou a jogar com grande intensidade frente a um Gil Vicente praticamente a jogar na contenção. A formação visitante só de bola parada procurou importunar a baliza de Rui Patrício, mas o internacional português mostrou-se seguro nos momentos de decisão.

Já com André Martins em campo, a formação de Leonardo Jardim continuou a rondar o “poleiro” do segundo golo, primeiro por Rojo, aos 63 minutos, com um remate violento ao poste direito, e depois por Slimani, com um remate de primeira aos 69 minutos, após centro de Cédric. Apesar das oportunidades de golo, o jogo seguia em ritmo lento e aos 75 minutos, o técnico do Sporting lançou em jogo Montero para render Slimani.

O jogo foi perdendo fulgor e a poucos minutos do final, o marcador continuava a registar a vantagem tangencial do Sporting. Capel ainda saiu para os aplausos dos cerca de 32 mil adeptos nas bancadas depois de alguns assobios para a equipa leonina pela falta de eficácia registada no segundo tempo.

O árbitro Bruno Esteves ainda deu três minutos de compensação e o Gil Vicente ainda deixou as bancadas de Alvalade em suspense quando aos 90 minutos Mosquera surgiu junto à baliza de Rui Patrício, mas na jogada seguinte Heldon sentenciou a partida num rápido contra-ataque leonino.

Com este resultado, o Sporting adiou a possibilidade do Benfica alcançar o 33º título à 27ª jornada, em caso de vitória sobre o Arouca, e igualou a melhor série de vitórias desta época com o quinto triunfo consecutivo.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.