O Nacional da Madeira venceu o dérbi madeirense ao derrotar na Choupana o Marítimo por 2-0, em jogo da 27.ª jornada da I Liga. O primeiro golo do encontro foi apontado pelo moçambicano Reginaldo logo aos seis minutos. Djaniny fechou as contas aos 89. Gegé foi expulso, num lance em que Rondón simulou agressão e enganou o árbitro Carlos Xistra.

Com as duas formações da Madeira em luta por um lugar na Liga Europa da próxima época, o Nacional entrou em campo menos pressionado, já que tinha uma vantagem de quatro pontos.

A jogar em casa e perante o apoio do seu público, os pupilos de Manuel Machado vão chegar ao golo logo aos seis minutos pelo moçambicano Reginaldo. O avançado recebeu um passe de João Aurélio e atirou para o fundo da baliza.

Numa primeira parte equilibrada, as duas formações dispuseram de oportunidades para marcar mas sem sucesso. Aos 17 minutos, Danilo Dias podia ter feito o empate após passe de Alex Soares mas falhou a baliza por pouco. O Marítimo teve nova oportunidade aos 36 num livre de Danilo Dias para desvio de Danilo Pereira que Gottardi defendeu para a frente. Na recarga, Derley atira contra o corpo do guarda-redes do Nacional.

A segunda parte começa com uma grande oportunidade para o Nacional. João Aurélio serviu Djaniny na área mas o remate do cabo-verdiano foi travado por Salin. O mesmo Djaniny poderia ter marcado aos 57 após passe de Rondón mas falhou na receção da bola e perdeu uma boa oportunidade.

Num jogo movimentado, com perigo em ambas as balizas, a formação de Pedro Martins vai estar perto do golo aos 49, 55 e 58 minutos. No primeiro lance Derley cabeceou ao lado um centro de Sami. Depois foi Theo Weeks a rematar ao lado após iniciativa de Derley. E mais tarde viria a ser Sami a ter nova oportunidade mas Gottardi negou-lhe o golo.

Pedro Martins que estava a tentar tudo por tudo para chegar o empate vai sofrer um revés aos 76 minutos. Gegé, que já tinha amarelo, envolveu-se numa troca de empurrões com Rondón. O venezuelano tirou partido da situação, caiu no relvado agarrado à cara, simulando uma agressão. Carlos Xistra foi na "cantiga" e mostrou o segundo amarelo ao defesa central cabo-verdiano.

Numa altura em que os maritimistas davam tudo para chegar ao empate, o Nacional vai dar "machadada final" por Djaniny. O avançado aproveitou um contra-ataque, passou por um defesa e pelo guarda-redes Salin e fez o 2-0 aos 88 minutos. Mas o cabo-verdiano parte de posição de fora-de-jogo. Foi o sétimo golo de Djaniny na Liga.

O Nacional fica assim mais perto de garantir um lugar na Liga Europa da próxima época. Soma 41 pontos, mais seis que o Braga que joga este domingo com o FC Porto.