O Sporting de Braga, há 50 anos, vencia o Sporting da Covilhã por 4-1 e assegurava o regresso ao principal escalão do futebol nacional, feito que originou um raro agradecimento aos adeptos do Vitória de Guimarães.

Foi a 19 de abril de 1964 que os minhotos bateram no então Estádio 28 de Maio (depois 1.º de Maio), a abarrotar pelas 'costuras' de bracarenses e não só, o Sporting da Covilhã, na última jornada do campeonato nacional da II divisão, zona norte, época de 1963/64.

Os serranos lideravam com mais um ponto, mas com esse triunfo e consequentes dois pontos, os "arsenalistas" passaram para a frente e garantiram o regresso à I divisão pela terceira vez.

"Antes do jogo estávamos nervosos, era uma grande responsabilidade, e no final foi uma euforia que depois se estendeu a todos os bracarenses, foi uma coisa fantástica", lembra à agência Lusa Armando, "capitão" da equipa, 82 anos bem vivos.

Do opositor lembra que "tinha uma excelente equipa", mas o Braga fez "um daqueles jogos em que tudo sai bem".

"Entrámos a toda a velocidade e ao intervalo já vencíamos por 2-0", com dois golos de Teixeira, lembra o antigo defesa meio século depois.

Logo após o reatamento, a equipa da casa dilatou o marcador, por Morais, os da Covilhã reduziram por Osvaldo, mas Teixeira consumou o ‘hat-trick' e sentenciou a partida.

Quatro dias depois do feito, e conforme o documentam os jornais da época, dirigentes do clube bracarense deslocaram-se à sede do Vitória de Guimarães para agradecer o apoio dos adeptos vitorianos no jogo com os serranos, algo difícil de imaginar nos dias de hoje.

O Braga sagrar-se-ia mesmo campeão nacional da II divisão dessa temporada ao derrotar por 2-1, em Coimbra, o Torreense, vencedor da zona centro, a 04 de maio de 1964.

Não tendo sido a primeira, nem a última vez que os minhotos ascenderam à I divisão, esta subida é recordada com especial carinho pelos seus adeptos talvez porque foi garantida no último jogo e em casa, o que potenciou uma grande festa no estádio e na cidade.

O grupo de sócios "Sporting Clube de Braga - 16/09/1914", que pretende a alteração da data de nascimento do clube e do qual fazem parte antigos dirigentes como os ex-presidentes Luís Machado e Luís Sousa ou o ex-diretor do futebol António Duarte, organizou um almoço para comemorar a data, que vai realizar-se no sábado.

Armando jogou 19 anos no Sporting de Braga, dos 16 aos 35, e não esconde a "mágoa" pelo facto de as "direções anteriores, e da presente, não dignificarem quem tanto deu ao clube”.

“Ignoram, esqueceram completamente", lamenta.