O Sporting pode garantir hoje o acesso direto à Liga dos Campeões de futebol caso vença o Belenenses, ou “oferecer” a conquista do 33.º título de campeão nacional ao Benfica, caso perca pontos no Restelo.

À 28.ª jornada da I Liga de futebol, a equipa de Leonardo Jardim tem mais oito pontos que o FC Porto a três jogos do termo do campeonato, pelo que uma vitória vale a entrada automática na milionária fase de grupos da Champions, relegando os portistas para a pré-qualificação.

A convocatória dos “leões” conta com os regressos de Piris, Ricardo Esgaio, Welder e Shikabala, onde não entra o lateral direito Cedric Soares, suspenso um jogo devido à acumulação de cartões amarelos.

Quanto ao Belenenses, no antepenúltimo lugar e a precisar de pontuar para escapar aos lugares de despromoção, Lito Vidigal convocou todos os disponíveis, à exceção de Deyverson (castigado) e Tiago Caeiro (lesionado) para a partida que será arbitrada por Cosme machado, de Braga.

A jornada poderá ficar marcada pela conquista do 33.º título nacional do Benfica, em caso de vitória sobre o Olhanense, no domingo (18h00), ou até hoje, se o Sporting não vencer na visita ao Restelo.

A ronda, que se iniciou quinta-feira, com a conquista de três pontos pelo “aflito” Arouca no terreno do Vitória de Guimarães (2-3), prossegue hoje com mais três jogos - Marítimo-Académica, Paços de Ferreira-Nacional (ambos às 16h00), Gil Vicente-Estoril (17h00) - e termina segunda-feira com os jogos Vitória de Setúbal-Sporting de Braga (18:00) e o FC Porto-Rio Ave (20h00).