A falta de um local que una os benfiquistas em Londres levou os adeptos do Benfica a espalharem-se por vários cafés e restaurantes portugueses para celebrarem o título de campeão nacional de futebol.

O apito final na televisão, após o jogo com o Olhanense, que o Benfica venceu por 2-0, desencadeou um coro de gritos e cânticos, saltos e agitar de cachecóis no café Estrela, onde Tiago Magalhães rumou, acabado de chegar de Lisboa com a família para uma visita a Londres.

“Queria juntar-me a outros benfiquistas e disseram-me que aqui era um bom sítio", explicou à agência Lusa, embrulhado numa bandeira que trouxe de casa, em Cascais, comprada em 2010, data da última vez que o Benfica havia vencido o campeonato.

A devoção de José Pina, de Lamego e em Londres desde 2012, ao clube da "águia" está escrita na tatuagem que tem no braço e no compromisso de acompanhar a equipa joga fora de Portugal.

“Quando lá estava ir ver os jogos (aos estádios) de três em três semanas. Agora, vejo os jogos nos cafés, neste e noutros", sublinhou à Lusa.

À hora do jogo, na South Lambeth Road, em Stockwell, zona conhecida por "Little Portugal" por concentrar muitos estabelecimentos comerciais portugueses, eram visíveis muitos portugueses vestidos com camisolas encarnadas.

Na estrada, as buzinadelas começaram-se a ouvir-se pouco depois do final do jogo, mas a confusão reinava sobre qual o melhor local para festejar.

"Se estivesse em Lisboa ia logo para o Marquês (de Pombal)", garantiu à agência Lusa João Afonso, de Odivelas e desde há dois anos em Londres, à porta do restaurante Madeira, em Vauxhall.

Francisco Castro, também de Lisboa, cidade que deixou há apenas dois meses, concorda, enquanto mostra no telemóvel uma fotografia enviada pelo pai da festa do interior do Estádio da Luz, onde mantém "lugar cativo".

José Afonso também puxa do telemóvel, mas para mostrar imagens que colecionou na internet de lugares por todo o mundo onde benfiquistas afixaram faixas com a palavra "reservado", anunciando o local da "festa".

"Aqui não se sabe bem. Como é, vamos para Trafalgar Square?", desafiou.