A imprensa estrangeira deu hoje ênfase à conquista do 33.º título de futebol conquistado pelo Benfica, destacando a recuperação do trono em Portugal e o ponto final no domínio do FC Porto.

“Benfica acaba com o domínio do FC Porto”, titula o diário desportivo de Madrid Marca, enquanto o catalão Sport optou pelo título “Benfica recupera o trono em Portugal!”, enfatizando a conquista do campeonato “a duas jornadas do fim e a sucessão ao FC Porto”, que tinha “vencido as três últimas edições”.

Já o diário desportivo AS, de Madrid, escolheu o título “Benfica proclama-se campeão a duas jornadas do fim”, e lembra que a equipa “encarnada” é “a que conta mais títulos em Portugal, 33, contra os 27 do FC Porto e os 18 do Sporting”.

O brasileiro Globoesporte fez um título curioso: “Vice? Benfica bate Olhanense, acaba com seca e é campeão português”, ao mesmo tempo que aludiu ao facto de o clube da Luz “ter perdido três troféus na temporada passada quando esteve prestes a conquistá-los”.

O jornal sérvio Blic, de Belgrado, também não passou ao lado do acontecimento, ao titular “Markovic e Djuricic são campeões de Portugal!”, além de largo destaque à festa em Lisboa com a publicação de 22 fotos sobre a mesma.

O maior diário desportivo da Argentina, Olé, olha para o acontecimento sob outra perspetiva: “Campeões de exportação!”, é o título escolhido, numa alusão direta ao contributo que os quatro argentinos Garay, Gaitán, Enzo Perez e Toto Salvio deram para o 33.º campeonato da história do clube “encarnado”.

O prestigiado desportivo francês, L’Equipe, optou por um título factual “Benfica campeão!”, mas no pós-título salienta que o mesmo “não foi surpresa” e que a equipa encarnada “ainda pode alcançar um ‘triplé’, com a conquista da Taça de Portugal e da Liga Europa”.

Finalmente, o diário desportivo uruguaio Ovación, “puxa a brasa à sua sardinha”ao titular “Maxi Pereira e Urreta são campeões de Portugal!”, enquanto o alemão Sports Bild destaca que o “Recordista português em títulos nacionais, conquista o seu 33º”.