Os jogos de hoje da I Liga de futebol serão antecedidos de um minuto de silêncio, em memória do antigo ministro da Educação e da Defesa Veiga Simão, que morreu no sábado, aos 85 anos.

A Liga Portuguesa de Futebol (LPFP) informa em comunicado que, por sugestão da Académica de Coimbra, será respeito um minuto de silêncio “em memória a Veiga Simão, figura de referência na Sociedade Portuguesa, especialmente ao nível da Educação onde lançou as bases da democratização da escola, estabelecendo o direito à educação e à igualdade de oportunidades”.

Licenciado em Físico-Química pela Universidade de Coimbra e doutorado em Física Nuclear na Universidade de Cambridge, Veiga Simão foi professor e reitor da Universidade de Lourenço Marques na década de 1960.

Foi o último ministro da Educação antes do 25 de Abril, tendo lançado uma profunda reforma no ensino que ficou conhecida como a “reforma Veiga Simão”.

Depois da revolução dos Cravos foi deputado socialista pela Guarda, ministro da Energia (1983-1985) no Governo de Mário Soares e da Defesa Nacional (1997-1999) quando era primeiro-ministro António Guterres.

Acompanhe todos os jogos em direto