O treinador do Sporting de Braga, Jorge Paixão, desvalorizou hoje o jogo com o Vitória de Guimarães, sábado, da última jornada da I Liga de futebol, mas prometeu ambição para ir vencer ao reduto do rival minhoto.
Para o técnico, "ganhar ao Vitória de Guimarães, ao Arouca ou ao Rio Ave é exatamente a mesma coisa".
"Claro que para a massa adepta, e tendo em conta a rivalidade que existe, não é a mesma coisa, mas para nós, profissionais, temos que deixar de lado essa parte emocional. Mas é um jogo com história, que queremos ganhar, porque acho que merecemos sair desta época com uma vitória e seria uma forma de premiar a equipa por tudo o que passou esta temporada", disse.
Instado sobre o reaparecimento nesta fase final do campeonato de Éder, que tem marcado golos, disse ser "bom para a equipa e para ele, porque pode permitir-lhe uma presença no Mundial2014", mas lembrou que foram mais os jogadores que estiveram lesionados e não puderam dar o seu contributo.
"Há muita gente que não quer ver isso, mas eu hoje posso confessar que houve jogadores que jogaram na meia-final [da Taça de Portugal] que tinham feito um e dois treinos depois de um grande período de paragem", disse.
Os bracarenses são sétimos classificados, mas se perderem e Vitória de Setúbal e Académica ganharem os respetivos jogos terminam em nono lugar, o que obrigará a disputar uma eliminatória antes da fase de grupos da Taça da Liga, isto se o regulamento se mantiver.
Jorge Paixão também não valorizou esse objetivo e frisou que quer é "ganhar o jogo", apelando ao respeito entre os adeptos dos dois clubes.
Em Guimarães perspetiva-se que não estejam muitos bracarenses tendo em conta, também, que no mesmo dia e à mesma hora a equipa de juniores joga em Leiria contra a União local e pode sagrar-se campeã nacional se fizer melhor resultado que o Benfica.
O técnico considera "aceitável" que os adeptos estejam mais interessados no jogo dos mais novos porque estão "prestes a fazer história e é legítimo que isso aconteça", e elogiou a qualidade da equipa júnior, "uns campeões" aconteça o que acontecer.
Sobre a sua continuidade em Braga, respondeu: "continuem a especular, já chegaram aí mais uns treinadores, são tantos?".
O jogo entre Braga, sétimo classificado, com 37 pontos, e Vitória de Guimarães, 10.º, com 32, está agendado para as 16:00 de sábado, no Estádio D. Afonso Henriques, e será arbitrado por Duarte Gomes, de Lisboa.