A derradeira jornada da I Liga de futebol arranca hoje, com Belenenses, Paços de Ferreira e Olhanense a lutarem entre si para evitar a despromoção, e com um "clássico" FC Porto-Benfica sem interferência nas contas do título.
À entrada da ronda decisiva, os três clubes do fim da tabela têm hipóteses de assegurar a permanência direta, ou pelo menos ficar no 15.º e penúltimo lugar da tabela, que dá acesso ao "play off" (discutindo um lugar na principal categoria com o terceiro classificado da II Liga – tirando as equipas B).
O clube de Belém parte em vantagem: tem mais um ponto do que Paços de Ferreira e Olhanense e é o único dos três que apenas depende de si. Ou seja, basta-lhe vencer em casa o Arouca para garantir a permanência.
Já o Paços de Ferreira, que recebe na Mata Real a Académica (9.º lugar), terá de ganhar o seu jogo e esperar por um deslize do Belenenses para garantir a permanência direta. Nas 10 últimas vezes que a Académica se deslocou à Mata Real nunca ganhou (seis derrotas e quatro empates).
Mas uma eventual perda de pontos dos pacenses pode pôr em risco até o 15.º lugar e o acesso ao "play off", bastando para tal que o Olhanense vença na deslocação ao terreno do Vitória de Setúbal na ronda final.
Em caso de igualdade pontual dos três clubes no final dos jogos (que começam todos às 16:00 de hoje), o Paços de Ferreira leva vantagem no confronto direto sobre os outros dois emblemas, enquanto o Belenenses apenas tem superioridade face ao Olhanense.
A jornada fica também marcada pelo "clássico" FC Porto-Benfica, sem influência nas contas do título. Já campeão, o Benfica vai ao Porto, devendo poupar jogadores para as finais que lhe faltam (Liga Europa e Taça de Portugal), enquanto os "dragões" jogam pela honra.