O Sporting deste ano terminou a sua campanha na segunda posição com 67 pontos, somando 20 triunfos, sete empates e três derrotas, com 54 golos marcados e 20 sofridos.

Quando comparado com a época passada, o Sporting foi a equipa que mais evoluiu, com mais 25 pontos (67 contra 42), tendo triunfado em 2012/13 apenas 11 vezes, empatado nove e perdido 10 partidas. Os Leões também saíram 'magros' nos golos marcados, com 36, e sofreram o mesmo número de golos.

O sétimo lugar alcançado na época anterior empurrou os verdes e brancos para fora das competições europeias, algo que também esteve relacionado com o bom desempenho esta época, assim como o afastamento prematuro da Taça de Portugal e Taça da Liga.

A última época em que o Sporting terminou na segunda posição foi em 2008/09, atrás do campeão FC Porto, com 66 pontos, totalizando 20 vitórias, seis empates e quatro derrotas. O registo de golos marcados é que ficou bastante abaixo, com 25 golos marcados. Curiosamente, nesse ano sofreu os mesmos 20 golos.

Mas voltando a esta temporada, que terminou ontem, o Sporting entrou no campeonato português a golear o Arouca por 5-1 mas o momento mais alto da campanha leonina foi quando, à 12.ª jornada, se isolou na liderança, com 29 pontos, mais dois que Benfica e FC Porto.

O último jogo de 2013 e o primeiro desafio de 2014 não correram bem à turma de Alvalade, com dois nulos, valendo o segundo lugar, a dois pontos do líder Benfica e com um de vantagem sobre o FC Porto, terceiro classificado.

No jogo decisivo para os Leões na 18.ª jornada, no Estádio da Luz, o Sporting não conseguiu superiorizar-se perante o Benfica e perdeu por 2-0, caindo para o terceiro lugar da tabela.

Depois deste período menos positivo, o Sporting de Leonardo Jardim soube recompor-se, beneficiando ainda do mau final de época do FC Porto, e foi adiando as contas que o Benfica ia fazendo para se sagrar campeão. Só a faltarem quatro jornadas para o final da I Liga, os Leões deixaram de estar matematicamente impossíveis de chegar ao título.

A campanha positiva do Sporting pode custar agora uma saída do seu treinador Leonardo Jardim, que poderá estar de malas feitas para o Mónaco.

O treinador madeirense soube aproveitar o potencial de alguns jovens jogadores oriundos da formação leonina, como é o caso de William Carvalho, tornando-se a maior revelação da época e uma peça fundamental no meio-campo dos verdes e brancos.