O advogado Nuno Oliveira, candidato às eleições da Académica, desafiou hoje o atual presidente, José Eduardo Simões, a esclarecer "resultados virtuais" das contas do clube, que estarão "erradas" em mais de 1,3 milhões de euros.

"No último relatório e contas foram apresentados resultados virtuais. É o próprio revisor oficial de contas, nomeado por esta direção, que o refere na certificação legal de contas, quando estabelece que as contas apresentadas pela direção estão erradas em cerca de 1,5 milhões de euros", acusou o candidato da lista "100% Briosa" às eleições de 30 de maio.

Discursando na apresentação dos nomes da sua lista aos órgãos sociais da "Briosa", no emblemático café Santa Cruz, na Baixa de Coimbra, Nuno Oliveira disse que pretende também ver esclarecida de que "forma e em que termos entrou um suposto empréstimo do atual presidente, há mais de 10 anos, que nunca foi aprovado em Assembleia-Geral".

Segundo o candidato, "desse suposto empréstimo de 3,5 milhões de euros não se sabe onde é que a Académica já ressarciu".

"No último relatório e contas há uma rubrica que se refere a um valor de 2,4 milhões de euros, o que significa que, pelo menos, o atual presidente já terá recebido mais de um milhão de euros. Os sócios têm o direito de saber e o presidente o dever de informar quais os valores que já foram pagos, se existe um plano de amortizações e se é credor da Académica e em que montante", desafiou Nuno Oliveira.

O cabeça de lista da candidatura "100% Briosa" anunciou, caso seja eleito, uma auditoria às contas do clube "em nome do rigor e da transparência".

Na sua intervenção, Nuno Oliveira desafiou ainda o atual presidente José Eduardo Simões a explicar em que fase está o processo "pendente no terceiro juízo cível, onde se discute a insolvência da Académica OAF", apresentado por uma empresa brasileira por causa do eventual não pagamento de direitos de imagem de um jogador.

No final, aos jornalistas, o candidato denunciou ainda a existência de ordenados em atraso no departamento de formação, que nalguns casos "atingem os 10 meses, porque se reportam a salários que já vinham de épocas anteriores", mostrando-se esperançado que a campanha eleitoral "sirva para regularizar a situação".

Nuno Oliveira vai disputar as eleições com José Eduardo Simões, que se recandidata a um quarto mandato, encabeçando a lista "Académica Sempre".

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.