A última bola utilizada no Benfica-Olhanense, que valeu o 33.º título de campeão nacional de futebol aos "encarnados", vai estar em leilão na internet a partir de domingo, com a receita a reverter para fins solidários.

A bola que vai a leilão tinha sido oferecida ao árbitro que apitou o encontro, Carlos Xistra, que a guardou e entregou à associação O Mundo da Carolina, de ajuda a crianças com doenças crónicas. A associação nasceu em memória de Carolina Pombo, uma menina que morreu no ano passado, aos oito anos, devido a leucemia.

A leilão, iniciativa que decorre entre domingo e 01 de junho, vai não só a bola de jogo como uma camisola oficial do Benfica, oferecida pelo clube e autografada pelos jogadores da equipa sénior de futebol que se associaram a esta iniciativa solidária.

A base de licitação é de 1 euro e o valor angariado destina-se à edição de um livro solidário, cujas receitas revertem para a Acreditar, Aldeias SOS e para a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM-Covilhã).

Por sua vez, o leilão decorrerá na eSolidar (www.esolidar.com), uma plataforma através da qual será possível aos vendedores doarem para instituições de solidariedade à sua escolha percentagens das receitas angariadas em compras, leilões e vendas de artigos.

Além disso, a eSolidar também permite a qualquer organização sem fins lucrativos aderir e registar-se na plataforma, de forma a ter também a possibilidade de vender, criar a sua loja e disponibilizar leilões.