O antigo jogador e atual treinador de futebol Domingos Paciência disse hoje que está a "analisar várias propostas nacionais e estrangeiras" para a nova época, sem no entanto adiantar de que clubes.

"Existem propostas e espero que nos próximos tempos possa decidir. Têm aparecido nacionais e estrangeiros", disse, à Lusa, Domingos Paciência, ex-treinador do Sporting de Braga e do Sporting, entre outros.

O treinador disse estar a "pensar seriamente" em "todas as possibilidades" e que quanto ao que "pesa lá fora" é o que "essa equipa possa atingir". Mas Domingos Paciência não escondeu que também gostava de treinar em Portugal.

"Mas também penso nas propostas de cá na expectativa de apostar novamente no campeonato português", disse Domingos Paciência.

O também ex-jogador do FC Porto falava à margem do congresso "A liderança no Desporto - o papel da inovação no Alto Rendimento" que hoje decorre no auditório da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FDEUP), disse ter como "grande objetivo começar a trabalhar de início": "Entrar a meio não tem dado resultados. Era importante começar com um grupo de início e levá-lo até ao fim", referiu.

Depois de passagens, como adjunto, por equipas técnicas dos "dragões", Domingos Paciência foi treinador do União de Leiria, Académica, Sporting de Braga, Sporting, Deportivo da Corunha (Espanha) e Kayserispor (Turquia).

Convidado a fazer a análise do jogo de domingo da final da Taça de Portugal, em que o Benfica venceu ao Rio Ave com único um golo de Gaitán, aos 20 minutos, Domingos Paciência considerou o resultado "justo".

"Não há dúvida de que o Benfica merece aquilo que ganhou. Ontem, acabou por ser um coroar do que o Benfica fez esta época. O Rio Ave não foi uma equipa consistente durante todo o jogo. Numa final quando assim é fica difícil. É evidente que quem não é do Benfica procura torcer por aqueles que poderiam ter uma percentagem menor de êxito, mas considero que foi justo", analisou.

O congresso da FDEUP prossegue ao longo do dia com nomes como Cândido Barbosa (ex-ciclista profissional e atual vereador do Desporto da Câmara Municipal de Paredes), João Luís Afonso (diretor de departamento de Scouting do FC Porto), António José Silva (presidente da Federação Portuguesa de Natação e vice-reitor da UTAD), Lenine Cunha (representante da Seleção Portuguesa Paralímpica e campeão do Mundo) e Nuno Marques (selecionador nacional da Taça Davis e treinador de ténis) como oradores.