A Inglaterra sagrou-se esta quarta-feira campeã europeia de futebol, na categoria de sub-17, ao vencer a Holanda no desempate por grandes penalidades, após o 1-1 com que terminou o jogo, disputado em Ta’Qali, em Malta.
Os ingleses, que reconquistaram um título alcançado em 2010, adiantaram-se no marcador, aos 25 minutos, por intermédio de Dominik Slanke, avançado do Chelsea, que aproveitou um momento de passividade adversária para rematar, já dentro da pequena área à guarda de Van Osh.
O empate holandês aconteceu após uma boa jogada de envolvimento, concluída com sucesso por Jari Schuurman, jogador do Feyenoord, pouco antes do intervalo.
Os dois marcadores dos golos da final terminaram, também, como melhores “artilheiros” do torneio, com quatro tentos cada.
O marcador não se “mexeu” no segundo tempo, pelo que foi preciso recorrer aos pontapés da marca de grande penalidade para se encontrar o vencedor, a Inglaterra, que beneficiou de duas tentativas falhadas pelos adversários.
A Holanda procurava o seu terceiro título europeu da categoria, depois dos conquistados em 2011 e 2012, enquanto a Inglaterra sucede à Rússia, vencedora da edição do ano passado.
A seleção portuguesa foi eliminada nas meias-finais do torneio, ao perder frente à Inglaterra por 2-0.