As candidaturas às eleições da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), marcadas para 11 de junho, têm de ser entregues na sede do organismo até sexta-feira, às 18h00.

“Cumpre esclarecer que, de acordo com o disposto no n.º 5 do artigo 52.º do Regulamento Geral, as listas a submeter ao ato eleitoral, devidamente instruídas, deverão dar entrada na sede da LPFP (...) até às 18h00 do dia 06 de junho de 2014”, lê-se num comunicado divulgado hoje no sítio oficial do organismo na Internet.

A Assembleia Geral eleitoral da LPFP está marcada para 11 de junho, com o início dos trabalhos previsto para as 16h00, sendo que o encerramento das urnas vai ocorrer três horas depois, acrescenta o mesmo comunicado.

De acordo com artigo 52.º do Regulamento Geral da LPFP, “a eleição será feita por sufrágio direto e secreto”, sendo que “as listas a submeter às eleições devem ser subscritas por um número de associados que representem dez por cento do total dos associados com direito a participar na Assembleia Geral”.

“Nenhum associado pode subscrever a propositura de mais que uma lista para cada órgão”, sublinha o mesmo documento, cujo ponto cinco detalha a obrigatoriedade de as candidaturas “serem apresentadas na sede da Liga até cinco dias antes do ato eleitoral”.

O atual presidente da LPFP, Mário Figueiredo, e o antigo líder da Câmara Municipal de Sintra Fernando Seara já apresentaram as respetivas candidaturas, tendo o antigo vice-presidente do Rio Ave Paulo de Carvalho marcado para terça-feira uma conferência de imprensa para apresentar o seu projeto para o organismo.

Estão ainda perfiladas as candidaturas dos presidentes do Nacional, Rui Alves, e Vitória de Guimarães, Júlio Mendes, além do antigo presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva Paulo Teixeira.