Os clubes da II decidiram hoje apoiar a candidatura de Fernando Seara à presidência da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), cujas eleições estão agendadas para 11 de julho.

Os 12 clubes que estiveram reunidos, na tarde de hoje, em Oliveira de Azeméis, consideraram que Fernando Seara é o candidato “mais capaz para responder aos problemas” do organismo.

A Comissão de clubes da II Liga esteve reunida, ao longo das últimas duas semanas com a maioria dos pré-candidatos à presidência da LPFP, para ouvir os seus projetos e planos, e hoje, depois de analisar essas mesmas propostas, optou, por maioria, apoiar a candidatura de Fernando Seara.

José Godinho, presidente da Oliveirense e porta-voz da comissão de clubes da II Liga, esclareceu à agência Lusa que “os 12 candidatos que estiveram presentes na reunião decidiram apoiar Fernando Seara, por se tratar o projeto mais coeso”.

“Entendemos que este é o candidato que dá uma resposta mais eficaz, específica e direta aos problemas da Liga”, referiu ainda.

Na reunião estiveram presentes os presidentes António Albino (Académico de Viseu), Armando Silva (Desportivo das Aves), Omar Scafuro (Beira-Mar), José Mendes (Sporting da Covilhã), António Barão (Farense), Franclim Freitas (Feirense), José Godinho (Oliveirense), Fernando Rocha (Portimonense) e Mário Batista (Santa Clara), Gilberto Coimbra (Tondela), Paulo Melro (Trofense) e Filipe Silva (União da Madeira).

Por seu lado, Leixões, Moreirense, Penafiel e Chaves estiveram ausentes, enquanto o Atlético fez-se representar por José Godinho.

As candidaturas às eleições da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), marcadas para 11 de junho, têm de ser entregues na sede do organismo até sexta-feira, às 18h00.

A Assembleia Geral eleitoral da LPFP está marcada para 11 de junho, com o início dos trabalhos previsto para as 16h00, sendo que o encerramento das urnas vai ocorrer três horas depois.

O atual presidente da LPFP, Mário Figueiredo, e o antigo líder da Câmara Municipal de Sintra Fernando Seara já apresentaram as respetivas candidaturas, tendo o antigo vice-presidente do Rio Ave Paulo de Carvalho marcado para terça-feira uma conferência de imprensa para apresentar o seu projeto para o organismo.

Estão ainda perfiladas as candidaturas dos presidentes do Nacional, Rui Alves, e Vitória de Guimarães, Júlio Mendes, além do antigo presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva Paulo Teixeira.