Paulo de Carvalho, antigo presidente do Rio Ave, anunciou esta terça-feira a sua candidatura à liderança da Liga de clubes considerando que o cargo deve ser ocupado por uma pessoa "que sempre foi do futebol e que perceba e sirva a modalidade".
O ex-dirigente do clube vila-condense, que apesar de não especificar disse ter o apoio de clubes para até ao final da semana formalizar a sua candidatura à Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), defendeu que o organismo deve ter uma "gestão profissional" e evitar a dependência de subsídios.
"Nunca defendi uma solução para o futebol assente na ‘subsídio-dependência’ e na cultura do medo dos jogos de bastidores. Defendo uma gestão profissional voltada para os resultados e vocacionadas para as exigências modernas do futebol, assentes em três elementos: clubes, adeptos e patrocinadores".
Paulo de Carvalho considerou positivo o facto de surgirem vários candidatos à liderança da LPFP, mas durante toda a sua intervenção não poupou reparos aos potenciais adversários, nomeadamente a Fernando Seara.
"Acho muito bem que haja mais candidatos, isso promove uma discussão aberta, mas acho que os candidatos à Liga não deviam ser perdedores noutras competições", disse o ex-dirigente, completando: "Há pessoas que parecem querer este lugar na Liga para ir para outros lados. Hoje concorrem à Liga, amanhã à Federação e depois, quem sabe, até à presidência do condomínio do prédio".
Nesta análise, Paulo Carvalho recordou o seu passado no futebol: "Chego até aqui unicamente por ter percorrido um longo caminho como dirigente desportivo. Não fui nem sou autarca, não fui nem sou comentador desportivo. E podem julgar o meu trabalho pelo fiz durante mais de 10 como dirigente de um clube".
Do seu programa eleitoral, o candidato destacou alguns conceitos-chave: "criar uma ‘central de compras’ (Liga Comercial) e também a Liga Portugal TV, além da Academia da Liga (Formação Técnica). Dinamizar a promoção do espetáculo e potenciar os patrocinadores".
Paulo de Carvalho, de 53 anos, formando em Engenharia e atualmente a trabalhar na Câmara Municipal de Vila do Conde como técnico assessor, recorreu a uma analogia automobilística para se considerar como melhor elemento para liderar a Liga de Clubes.
"A Liga é como um carro de Fórmula 1 e qualquer pessoa pode conduzir um carro desses. Mas apenas os bons pilotos o conseguem fazer bem a retirar todo o potencial dessas máquinas. O meu projeto para a Liga é um carro de fórmula 1 e o piloto sou eu", concluiu.
O atual presidente da LPFP, Mário Figueiredo, e o antigo líder da Câmara Municipal de Sintra Fernando Seara também já apresentaram as respetivas candidaturas, enquanto o Nacional anunciou que o seu presidente, Rui Alves, renunciou ao cargo para se candidatar à Liga.
Está ainda perfilada a candidatura do presidente do Vitória de Guimarães, Júlio Mendes, além do antigo presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva Paulo Teixeira.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.