Fernando Seara, candidato à presidência da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), que esta sexta-feira formalizou a sua candidatura junto dos serviços da instituição, afirmou que pretende uma "Liga de todos, para todos e com todos".
Acompanhado por Júlio Mendes, presidente do Vitória de Guimarães, que chegou a ser apontado como candidato, Fernando Seara tenciona liderar um processo de “credibilização do futebol português”.
“Os tempos são difíceis, mas estamos empenhados num processo de credibilização, que se assume com uma Liga de todos, para todos e com todos. A nossa missão é unir o conjunto dos clubes profissionais em Portugal e é isso que vamos procurar fazer se formos eleitos", vincou o candidato.
O ex-autarca, que pretende “abrir as portas do edifício da Liga para todos”, sublinhou algumas das linhas programáticas da sua candidatura.
“Vamos tentar olhar para a Federação como uma parceira estratégica e vamos ter a consciência que a estrutura da Liga precisa procurar mais patrocínios, receitas e fazer uma ligação como o mundo empresarial português, assim como com as Misericórdias", elencou.
Sobre as críticas lançadas pelo candidato Rui Alves, que também hoje formalizou a sua candidatura, Fernando Seara optou por não comentar.
“Uma das coisas que se apreende para quem quer unir é que todos têm o direito à opinião, o que é legítimo em Portugal. Cada um tem o direito de expressão, mas também o dever ser cauteloso. Rui Alves terá as posições que entender e isso será importante para o futebol português", disse.
Instado a fazer uma comparação entre a sua candidatura e a do presidente demissionário do Nacional, Fernando Seara deixou para os clubes essa análise.
“Quem tem de fazer as avaliações das diferenças é o conjunto de associados da Liga. O importante é haver uma competição leal, frontal e direta. O direito de escolha dos clubes avaliará os projetos e a credibilidade de cada um", concluiu.
Na lista que Fernando Seara apresentou hoje nos serviços da Liga constam nomes como Filipe Soares Franco, para presidente da Assembleia Geral, Lobo Xavier, para o Conselho Fiscal, e Vieira de Carvalho, para o Conselho Disciplinar.