Mangala classificou como "fracasso" a temporada 2013/2014 para o FC Porto. Em entrevista ao site "Foot Mercato", o internacional francês disse que esta época não será esquecida.

"No FC Porto não estamos habituados a terminar em terceiro. Para nós, é um fracasso. O mínimo que se exige a este clube é ser campeão. Só conquistámos a Supertaça, por isso, temos de assumir o fracasso. Vamos analisar o que falhou e esperar para ver qual será a resposta. Quando ganhas, está tudo bem. Quando passas por um momento difícil é quando aprendes mais. Por isso, esta época fez-me bem e far-me-á no futuro", declarou o jogador, que está com a seleção francesa que vai participar no Mundial.

Em janeiro o FC Porto viu partir o capitão Lucho Gonzalez, um jogador muito influente no balneário e na equipa. Para Mangala, a saída do El Comandante não explica tudo.

"Era o nosso capitão. Tinha uma grande influência porque conhecia muito bem o clube. Era um dos jogadores mais experientes do plantel. Perder um jogador como ele deixa sempre marcas, mas não posso dizer que a sua saída tenha sido a única explicação para o nosso falhanço. Isso poderia minimizar o nosso fracasso e, na minha opinião, foi algo bem mais profundo", explicou.

O FC Porto terminou esta temporada na segunda posição da I Liga, atrás de Benfica e Sporting. Foi afastado das finais das Taças de Portugal e da Liga pelo Benfica, tendo vencido apenas a Supertaça no início da época frente ao V. Guimarães.