O presidente do Vitória de Guimarães reconheceu este domingo que existem propostas para a transferência de André André, garantindo que está "disponível" para explicar aos vitorianos o seu recuo na corrida à presidência da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).
"Significa que o André André tem obviamente propostas e tem de se equacionar isso também", disse o dirigente vitoriano, Júlio Mendes, em resposta à pergunta sobre se a renovação com o médio está a ser tratada.
"Está a ser afinada. Temos falado com o André André. Temos falado com a pessoa que representa o André André. É óbvio que há sempre quem queira trilhar um caminho, abrir novas perspetivas. Nós temos consciência disso que os jogadores têm a sua carreira para gerir. Por muito que adorem estar num clube e tenho a certeza que adoram estar no Vitória pelos adeptos, pelo companheirismo, as coisas têm de ser equacionadas", começou por dizer o presidente minhoto.
Júlio Mendes, que falava aos jornalistas no final do Vitória de Guimarães B - Benfica de Castelo Branco (2-0) que culminou na subida dos vimaranenses do Campeonato Nacional de Seniores à II Liga em futebol, sobre o seu recuo numa candidatura à LPFP disse já ter "explicado tudo" mas caso os vitorianos exijam está "disponível" para voltar a explicar.
"Estou convencido que sim [que os vitorianos perceberam]. Mas se tiver de explicar até à exaustão, assim farei. Mas acho que as pessoas já perceberam que o meu posicionamento nestas matérias é sempre em prol do interesse do futebol e pugnando pelo futebol estou, também, a defender o Vitória. Não há aqui interesses pessoais", disse o dirigente.
Sobre a subida de divisão da equipa B, Mendes vincou que o projeto que lidera provou ser "vencedor", mas não esqueceu a componente financeira.
"Fui claro sobre essa questão e por ventura até mal interpretado por alguns vitorianos [sobre o facto da equipa B estar nos campeonatos profissionais ter um custo pesado para o clube]. Eu sou uma pessoa responsável, com os pés assentes no chão e tenho uma missão que tenho de honrar que é dar mais respeitabilidade a esta instituição e dar esperança de que possamos ambicionar mais que já conseguimos atingir", referiu.
Numa espécie de balanço da época e adiantando que o Vitória de Guimarães "já prepara a próxima temporada há muitos meses", Júlio Mendes não confirmou se o treinador da equipa B, Armando Evangelista vai continuar, mas remeteu para os técnicos a decisão sobre que jogadores poderão ascender à equipa principal.
"Não sei. Os técnicos cuidarão dessas questões. Tenho confiança no treinador que renovou connosco por três anos que tem a missão de fazer uma coordenação global. Temos um treinador que tem conduzido a equipa B que tem dado provas de que pode ir bem mais longe do que conseguiu até hoje", afirmou.