O Orlando City, que se vai estrear na Major League of Soccer (MLS), é o novo parceiro do Benfica para o futebol nos Estados Unidos, com um contrato de cooperação estratégica para 10 anos.

O acordo, hoje assinado em Lisboa, pelo presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, e o dono do clube da Florida, o brasileiro Flávio Augusto, prevê, entre outros aspetos, a cedência de jogadores por parte dos “encarnados”, oriundos do plantel principal, da equipa “B” ou de outros escalões.

A nova franquia da MLS, o campeonato profissional dos Estados Unidos, foi comprada por Flávio Augusto em 2013 e tem estreia desportiva prevista para março de 2015.

A cooperação no plano desportivo é o aspeto principal do protocolo, nomeadamente com o intercâmbio de jogadores, realização de estágios no Seixal e partilha de competências nas áreas de formação.

O protocolo abrange ainda a gestão desportiva, incluindo domínios como o das infraestruturas, comerciais e de marketing, TV e multimédia.

Finalmente, ficou consagrado que serão promovidas bolsas de estudo nos Estados Unidos, em colégios e universidades, para jogadores de futebol, mas extensível a atletas de outras modalidades de elevado rendimento, de todos os escalões do Benfica.

Flávio Augusto, que afirma já ter investido 110 milhões de dólares (cerca de 81 milhões de euros) no projeto, espera ter “em 30 dias” definidos os primeiros nomes a rumar da Luz para a Florida, por empréstimo.

“O Benfica é um clube que admiro e respeito desde sempre e com quem temos muito a aprender”, disse, realçando que o apoio de “um clube com a dimensão do Benfica” é essencial para a aposta num mercado em que o futebol é “um fenómeno emergente”.

Para Luís Filipe Vieira, este é mais um exemplo do “reconhecimento internacional do Benfica”.

“Vamos ajudar o Orlando City a impor-se como clube de primeira linha dos Estados Unidos, tenho a certeza que vamos ter sucesso", acrescentou.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.