O presidente da Mesa da Assembleia Geral (AG) da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) agendou hoje uma reunião magna, para 20 de junho, para se discutir o novo modelo competitivo da II Liga.

A convocatória, divulgada no sítio oficial da LPFP na Internet e assinada por José Manuel Falhas da Costa, dá seguimento a um requerimento entregue por 17 clubes da II Liga para se discutir o novo modelo competitivo da prova.

Na ordem de trabalhos da Assembleia Geral está prevista a discussão e votação da eliminação do artigo 98.º-A do Regulamento de Competições (RC), e que respeito ao formato da prova, com efeito imediato para a temporada de 2014/15.

O outro ponto prevê a discussão e alteração do artigo 12.º do mesmo RC, que determina a obrigatoriedade de as competições por pontos serem disputadas a duas voltas “e os participantes encontrar-se-ão todos entre si, uma vez na condição de visitado e na outra de visitante, nos respetivos estádios".

O requerimento para a realização desta AG foi pedido por 17 clubes que, na época transata disputaram a II Liga, casos de Académico de Viseu, Tondela, Atlético, Desportivo das Aves, União da Madeira, Feirense, Trofense, Penafiel, Desportivo de Chaves, Leixões, Moreirense, Portimonense, Santa Clara, Sporting da Covilhã, Farense, Oliveirense e Beira-Mar.

O documento é datado do dia 28 de abril de 2014 e deu entrada na LPFP a 23 de maio, ficando agora agendada a AG extraordinária para o próximo dia 20 de junho, às 15:00, na sede do organismo, no Porto.

Em causa está o alargamento da II Liga, de 22 para 24 clubes, sendo a prova dividida por série norte, com os emblemas dos Açores, e sul, com os representantes da Madeira, com os 12 clubes de cada uma das zonas a defrontarem-se em duas voltas.

Seguindo este modelo competitivo, os primeiros seis classificados seguem para a disputa da subida ao primeiro escalão, com o primeiro a sagrar-se campeão da II Liga, e os clubes colocados entre o sétimo e o 12.º posto jogam pela manutenção, sendo despromovidos os três últimos, numa fase em que os emblemas defrontam os adversários duas vezes, como visitado e como visitante.