O presidente da Académica, José Eduardo Simões, criticou hoje os empresários de futebolistas que andam a "leiloar" jogadores junto de vários clubes como se fossem "gado", tentando obter mais vantagens financeiras.

"É bom que os agentes que trabalham com os jogadores percebam que os clubes, os treinadores e os grupos de trabalho têm de ser constituídos por quem queira estar e não apenas por quem dá mais", disse o dirigente academista, no final da cerimónia de tomada de posse para o seu quarto mandato.

Segundo o líder da "Briosa", vários empresários estão a fazer um circuito por vários clubes a oferecer o mesmo jogador para ver "quem dá mais, como se fosse um leilão".

"Não é assim que se constroem relações profissionais entre atletas, grupos de trabalho e empresários, até porque um jogador pode render mais noutro clube, dependendo do treinador, das condições, do grupo, de muitas coisas além da componente financeira", frisou José Eduardo Simões.

Sem adiantar as contratações para a próxima época, o dirigente academista salientou que está a construir uma equipa mais forte do que a do ano passado, que teve uma "época muito irregular, de altos e baixos", apesar das alterações introduzidas na I Liga acarretarem mais custos.

"Estou plenamente convicto de que esta equipa vai ser mais eficiente", sublinhou, adiantando que o clube inicia os habituais exames médicos na próxima semana.

José Eduardo Simões tomou hoje posse para um quarto mandato na presidência da Académica, da I Liga portuguesa de futebol, depois de nas eleições de 30 de maio ter derrotado Nuno Teodósio Oliveira por 15 votos.

O dirigente, de 57 anos e presidente da "Briosa" desde dezembro de 2004, obteve 906 votos, contra os 891 votos do advogado Nuno Teodósio Oliveira, de 33 anos, num ato eleitoral em que foram contabilizados 1.827 votos, dos quais 15 nulos e 15 em branco.

A lista de José Eduardo Simões venceu ainda as eleições para o Conselho Fiscal e Conselho Académico, mas perdeu a presidência da mesa da Assembleia Geral para a candidatura opositora, que elegeu o advogado Alfredo Castanheira Neves, que hoje dirigiu a cerimónia de tomada de posse.