O presidente da Oliveirense explicou, à entrada para a Assembleia-geral que hoje está a decorrer na Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), que "uma paragem dos campeonato será uma medida a usar numa situação de último recurso".

Para José Godinho, esta seria uma medida radical para tentar resolver a situação de "insatisfação que se vive na Liga", esclarecendo ainda que o teor desta Assembleia-geral passa por "repor a justiça na II Liga, com a reposição do modelo competitivo".

"Esta assembleia foi pedida pelas 17 presidentes da II Liga e que assenta em tentar repor o modelo competitivo que já existia na II Liga. E isto por três razões fundamentais: ao criarmos duas zonas estamos a regionalizar e não é isso que se quer para o futebol; diminuir as despesas dos clubes isso poderá não ser verdade e poderá criar injustiça para alguns e a incompatibilidade deste modelo com os regulamentos da Liga. Porque se o regulamento diz que as equipas B não podem subir à I Liga como é possível ficarem apuradas para uma segunda fase, na fase da subida? A lógica desta assembleia é para repor a justiça da competição", explicou.

Os clubes da II Liga pretendem manter o formato competitivo da competição, em que todos jogam contra todos, em duas voltas, em detrimento do modelo adotado para o alargamento da prova, de 22 para 24 clubes, com a divisão por série norte, com os emblemas dos Açores, e sul, com os representantes da Madeira, com os 12 clubes de cada uma das zonas a defrontarem-se também em duas voltas.

Seguindo este modelo competitivo, os primeiros seis classificados seguem para a disputa da subida ao primeiro escalão, com o primeiro a sagrar-se campeão da II Liga, e os clubes colocados entre o sétimo e o 12.º posto jogam pela manutenção, sendo despromovidos os três últimos, numa fase em que os emblemas defrontam os adversários duas vezes, como visitado e como visitante.

O dirigente anunciou que, para as questões polémicas que têm vindo a envolver a Liga e o presidente reeleito, "os clubes da II Liga deverão ter novidades nos próximos dias".

"No futuro haverão novas iniciativas, para juntar às que já têm sido feitas nos últimos dias, mas desta feita levadas a cabo pelos clubes da II Liga", disse ainda.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.