A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) confirmou a despromoção à segunda categoria dos árbitros Hugo Pacheco, do Porto, e Rui Silva, de Vila Real, após o Conselho de Justiça ter dado provimento a uma reclamação do “juiz” portuense.

Apesar dessa decisão favorável, a classificação final dos árbitros de primeira categoria da época 2013/14, divulgada hoje em comunicado, confirma a despromoção de Hugo Pacheco, que permaneceu no 23.º e último lugar, vendo a sua avaliação subir de 3,407 para 3,433.

Nesta hierarquia, tal como na divulgada a 11 de junho, o mundialista Pedro Proença mantém-se como o melhor árbitro da temporada, seguido de Marco Ferreira, Carlos Xistra, Duarte Gomes, Jorge Sousa, Olegário Benquerença, Rui Costa, Artur Soares Dias e Manuel Mota.

A alteração da nota de Hugo Pacheco provoca ainda outra alteração na classificação, com a subida do internacional Hugo Miguel do 11.º para o 10.º lugar, por troca com Manuel Oliveira, enquanto o também internacional João Capela permanece no 18.º posto.

Em sentido contrário à despromoção de Hugo Pacheco e Rui Silva, foram promovidos à primeira categoria da arbitragem nacional os “estagiários” Tiago Martins, de Lisboa, e Fábio Veríssimo, de Leiria.