O Sporting estranha o castigo de 45 dias aplicado a Bruno de Carvalho. Os Leões emitiram um comunicado no seu site oficial onde criticam a decisão do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, que suspendeu por mês e meio o presidente do Sporting.

Para o Sporting, o castigo representa um "enorme retrocesso para a justiça desportiva e para a liberdade de expressão em geral".

Comunicado do Sporting na íntegra

"O Sporting Clube de Portugal, Futebol SAD, na sequência da decisão do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, de punir o Presidente Bruno de Carvalho e o jornal Sporting, vem demonstrar a sua enorme estranheza pelo facto de não ser possível compreender e aceitar qualquer sanção.

Ao analisar, de forma correta e coerente, as duas acusações ao Presidente Bruno de Carvalho, com base num comentário na sua página de Facebook - "Impera no futebol uma falta de bom senso que chega mesmo a roçar o desprezo por quem trabalha de forma séria (...)" -, e nas declarações à Rádio Renascença - "(...) teve um reforço de peso, que foi um jogador chamado nomeações com falta de bom senso" - facilmente se percebe quão infundada foi esta decisão.

Ambas as expressões são, em primeiro lugar, pertencentes ao domínio da opinião e da liberdade de expressão, algo que pertence à esfera Constitucional e não aos regulamentos da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

Falar em falta de bom senso não é um adjetivo injurioso ou difamatório, mas apenas uma perspetiva pessoal, que é reforçada por existirem argumentos concretos para falar nessa falta de bom senso, sendo assim, apenas uma opinião sincera, verdadeira, e sustentada em factos.

A análise das palavras escritas e ditas pelo Presidente Bruno de Carvalho, permite ainda perceber que refletem a preocupação do Sporting face ao futebol como um todo, e à arbitragem em particular, algo que mereceu, na altura, a concordância do presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, Vítor Pereira, ao admitir publicamente que os desempenhos dos árbitros ficaram aquém das expectativas.

Em relação à acusação ao jornal Sporting, na sequência do texto intitulado "Quem é Quem no Conselho de Arbitragem", convém referir que este meio não pertence à SAD mas sim ao Sporting Clube de Portugal, que está registado como órgão de imprensa na Entidade Reguladora para a Comunicação Social, que os autores do referido texto são jornalistas profissionais, e que nenhum dirigente desportivo da SAD prestou declarações ou escreveu qualquer linha desse texto, o que esvazia por completo a possibilidade de ser o Conselho de Disciplina a julgar e punir o que quer que seja.

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social e a Comissão da Carteira Profissional de Jornalista são as entidades legalmente competentes para ajuizar a relevância jurídica de trabalhos jornalísticos, e estas não instauraram qualquer processo, não criticaram, não procuraram saber nada sobre este texto.

O Sporting Clube de Portugal, Futebol SAD, considera que a existência deste processo é um enorme retrocesso para a justiça desportiva e para a liberdade de expressão em geral. É por este tipo de situações que o Sporting continuará a lutar pelo fim deste futebol antiquado e injusto, através das propostas que vem defendendo, e que começam agora a ter aceitação por parte das entidades competentes. Em nome da Justiça e da Verdade Desportiva".

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.