Os vereadores do PSD na Câmara do Porto defenderam hoje a socialista Carla Miranda no caso da medalha ao presidente do FC Porto por “ter sido objeto de crítica por emissários políticos” de Rui Moreira.

“Os vereadores não devem ser objetos de crítica por parte de emissários políticos. É uma perversão do sistema político. Manifestamos a nossa solidariedade com Carla Miranda pela forma como foi tratada publicamente”, descreveu o social-democrata Ricardo Almeida, em declarações aos jornalistas no fim da reunião privada do executivo.

O vereador indicou que o presidente da autarquia, Rui Moreira, justificou a opção de não dar, este ano, o galardão ao presidente portista por “uma questão de sensibilidade”, já que um dos medalhados é o ex-presidente da autarquia, o social-democrata Rui Rio.

Fonte da Câmara do Porto confirmou à Lusa que o autarca Rui Moreira entendeu que não seria “cortês” atribuir medalhas às duas personalidades da cidade no mesmo ano.

Ao manifestar solidariedade com a vereadora do PS, o social-democrata Ricardo Almeida referia-se ao facto de Nuno Santos, adjunto do presidente da Câmara, ter criticado Carla Miranda por, na reunião do executivo realizada dois dias antes, não ter feito qualquer proposta formal para atribuir uma medalha ao presidente portista, Pinto da Costa.

“A vereadora não manifestou intenção de incluir o nome de Pinto da Costa na lista de medalhados na reunião de Câmara. Formalmente não fez nenhuma proposta. Podia tê-lo feito e não o fez. E votou favoravelmente a proposta consensualizada pela autarquia”, indicou à Lusa Nuno Santos.

Em declarações feitas hoje aos jornalistas, Ricardo Almeida admitiu que o PSD “veria com bons olhos” que a proposta de atribuição de uma medalha da cidade a Pinto da Costa “fosse apresentada”.

No entanto, observou, “a ideia era que a proposta global [votada na reunião camarária] estivesse consensualizada” com os vários partidos.

No dia 19, o assessor de imprensa e adjunto de Rui Moreira frisou não ser “verdade que a vereadora tenha apresentado formalmente na Câmara o nome de Jorge Nuno Pinto da Costa”.

De acordo com Nuno Santos, o que aconteceu, no fim da votação, foi que Carla Miranda [a única vereadora do PS a quem não foi atribuído pelouro no âmbito da coligação pós-eleitoral], leu uma declaração de voto em que defendeu “que este era o ano ideal para homenagear Pinto da Costa e o FC Porto”.

Contactada na altura pela Lusa, Carla Miranda lamentou que, se o autarca Rui Moreira tinha “alguma coisa para lhe dizer sobre esse assunto”, devia tê-lo feito “na reunião, e não o fez”.

Contatada pela Lusa, a vereador não quis hoje comentar o assunto.

Rui Moreira vai entregar a Rui Rio a Medalha de Honra da Cidade, a mais alta condecoração do município reservada a quem tenha prestado serviços de excecional relevância.

A condecoração será também atribuída ao escritor Vasco Graça Moura (a título póstumo) e ao alfaiate Gilles Zeitoun, que instalou na Baixa da cidade, em 2009, um ateliê para a criação e produção de alta-costura.

Serão entregues medalhas de Mérito a 14 personalidades e duas instituições.