O Boavista iniciou hoje a época 2014/15 com o objetivo de "fazer um campeonato tranquilo e lutar jogo a jogo pelos três pontos", para "ficar na I Liga" de futebol, disse o seu treinador, Petit.

De volta ao escalão maior do futebol português, após uma ausência de seis anos, o Boavista conta para já com 28 jogadores. Onze deles são caras novas, 15 transitaram da época anterior e dois são ex-juniores.

Petit, que falou à comunicação social após o treino que orientou à tarde, no Estádio do Bessa, e que foi testemunhado por algumas dezenas de adeptos, afirmou que o "plantel não está fechado" até ao fim das inscrições.

"Estamos a trabalhar todos os dias para melhorar a equipa, para satisfazer os nossos adeptos e ter um plantel equilibrado, com dois jogadores por cada posição", realçou.

Salientou também que "isso está a ser feito dentro do orçamento" estabelecido para esta época, o qual não foi revelado.

"Optamos por ir buscar jogadores que sejam nossos", referiu também, acrescentando que "têm vindo jogadores a custo zero", graças a "parcerias com alguns clubes".

"Mas não fechamos a porta a ninguém e até ao fecho das inscrições tudo pode acontecer", insistiu. Os "axadrezados" pretendem assim evitar o recurso a jogadores emprestados por outros clubes.

Petit disse também que "é uma satisfação a dobar" orientar o clube onde se formou e revelou.

"Além de ter crescido nesta casa, é a primeira experiência como treinador e estou no meu clube", explicou, dizendo-se "preparado para o desafio".

"O objetivo é o Boavista ficar na I Liga", afirmou, lembrando que os "axadrezados" estiveram seis anos em divisões secundárias.

Grande parte do plantel com o qual Petit iniciou hoje os trabalhos não tem experiência na primeira divisão portuguesa, mas o treinador desvalorizou isso e afirmou que "são jogadores que querem crescer e que têm valor".

"Também andei cinco anos nas divisões inferiores, tive sempre o sonho de poder jogar na I Liga e consegui-o", vincou.

Acrescentou, porém, que está a trabalhar com a direção, "dentro do orçamento que o clube tem", para conseguir jogadores com maior experiência.

Pela sua parte, "é um desafio grande que tem pela frente".

"Como cresci como jogador, também quero crescer como treinador. Aprendi muito com grandes treinadores", completou.

O Boavista continuará a treinar duas vezes por dia no Estádio do Bessa e vai estagiar entre os próximos dias 13 e 21, numa unidade hoteleira de Alfândega da Fé, no nordeste transmontano. Nesse período, prevê fazer três jogos com adversários ainda a designar, adiantou fonte da SAD.

A apresentação oficial da equipa está marcada para 02 de agosto, no Bessa. O adversário está "quase definido".

Plantel provisório 2014/15:

- Guarda-redes: Mika (ex-Atlético), Daniel Monllor (ex-Nueva Chicago/Arg) e Mamadou (ex-Oliveirense).

- Defesas: Afonso Figueiredo, Pedro Costa, Cláudio Lopes, Carlos Santos, Diego "Tanque" Gonzalez (ex-Quilmes/Arg), Lucas (ex-Kaposvári/Hun) e Fábio Ervões (ex-Penafiel.

- Médios: Yuanyi Li, Miguel Cid, Carraça, Diogo Gouveia, Luís Neves, Fábio Lopes (ex-Famalicão), Tengarrinha (ex-Chaves) e Diego Lima (ex-Atlético/Bra).

- Avançados: Wellington Cris, Ryan Hirooka, Théo Mendy, Wei, Bobô, Julián Montenegro, José Manuel, Fary, Douglas Abner (ex-Corinthians Paulista/Bra) e Brito (ex-Gil Vicente).