Os sócios do Vitória de Guimarães aprovaram hoje, por maioria, em assembleia-geral, a proposta de orçamento do clube para a época 2014/15, que prevê um resultado líquido negativo a rondar os 233 mil euros.

Esta proposta, que não engloba o futebol profissional e os escalões de juniores, juvenis e iniciados do futebol de formação, sob a alçada da SAD vitoriana, antecipa um resultado operacional positivo de 816 mil euros, que, após direcionado para amortizações e depreciações na ordem do milhão de euros, se traduz num resultado líquido negativo.

A quotização, cujo valor é de cerca de 1,7 milhões de euros, constitui a principal fonte de rendimentos do clube de Guimarães (57 por cento), embora quase um milhão de euros tenha de ser transferido para a SAD.

Durante a sessão, que decorreu no pavilhão do clube, o presidente do conselho fiscal, Eduardo Leite, leu o parecer favorável do órgão à aprovação do orçamento, tendo justificado que o "documento reflete a continuação de uma política de contenção e gestão cuidada, de forma a garantir a viabilidade futura do Vitória".

O vice-presidente do Vitória para a área financeira, Francisco Príncipe, adiantou que o preço das quotas irá se manter na época desportiva que está a começar e revelou que o clube pretende terminar 2014/15 com um passivo de 12 milhões de euros.

Já o presidente vitoriano, Júlio Mendes, esclareceu que a direção está a tentar encontrar fontes adicionais de rendimentos para que o clube continue a abater a dívida e que a gestão feita até agora tem sido a "possível".

"Na próxima época, o nosso clube, não a SAD, tem de pagar 2,7 milhões de euros a credores, dinheiro que não tem de momento. Será necessário continuar com este processo de `engenharia financeira´ para resolver definitivamente os problemas do clube", disse.

O dirigente pediu ainda um voto de louvor para aqueles que elevaram o nome do clube na época desportiva 2013/2014 nas várias modalidades, que foi aprovado por unanimidade.

Os restantes pontos da ordem de trabalhos também foram aprovados por maioria.