O treinador e jogadores do Moreirense, clube que subiu à I Liga de futebool, traçaram hoje como objetivo para 2014/15 "conseguir a manutenção o mais rápido possível", com um plantel que deverá rondar os 25 atletas.

"[O objetivo é] conseguir a manutenção, fazer um campeonato tranquilo e valorizar alguns jogadores. O plantel está a ser feito tendo em conta esses dois objetivos principais: manutenção e valorização de ativos", disse o treinador do Moreirense, Miguel Leal.

O técnico, que na última época treinava o agora também primodivisionário Penafiel, falava aos jornalistas na sessão de apresentação oficial do Moreirense, à qual se seguiu o primeiro treino da equipa de Guimarães, depois de a segunda e a terça-feira terem sido dedicadas a exames médicos.

"Será passada uma mensagem de responsabilidade, disciplina e entrega. As minhas equipas são normalmente agressivas no sentido da recuperação da bola, da procura do golo", adiantou o treinador.

Miguel Leal estreia-se na I Liga como treinador principal, pretendendo, segundo disse hoje, "deixar uma boa imagem, fazer um bom trabalho e construir uma carreira".

Questionado sobre reforços, o técnico reconheceu estar à espera da chegada de atletas para "a ala esquerda, quer defesa, quer extremo, um jogador para o meio-campo" e falou ainda, mas sem revelar qual, de uma "cerejinha em cima do bolo".

No total, Miguel Leal deseja trabalhar com "22 jogadores de campo e três guarda-redes".

A palavra "manutenção" foi mesmo a que mais marcou a sessão desta manhã, com o capitão do Moreirense, Anilton, defesa brasileiro que leva cinco anos no Moreirense, a traçar também esse compromisso.

"O balneário é importante. Temos uma boa equipa. Temos de ter um grupo forte, com caráter e com rigor para trabalhar. Temos alguns jogadores experientes, o que é muito importante para nos ajudar no objetivo: manutenção", disse Anilton.

Também os reforços Bolívia (avançado, ex-Shonan Bellmare, do Japão) e Danielson (defesa, ex-Gil Vicente) parecem ter assimilado esta mensagem.

"O objetivo é a permanência. Eu quero fazer um bom campeonato e escrever uma nova história no futebol português", disse o avançado.

"É um clube que merece firmar-se na I Liga. Pelo que já pude ler, é uma casa organizada. Fazer surpresa? Os jogadores estão focados primeiro em fazer o seu trabalho para ajudar o Moreirense na permanência. Ninguém está a pensar em surpresas. Quem quer surpreender alguém, pode ser surpreendido", acrescentou o defesa.

O estágio de pré-época está marcado para decorrer em Ofir entre os dias 21 e 26 deste mês, sendo que a apresentação aos sócios se realiza exactamente no sábado dia 26, pelas 18:00, contra o vizinho Vitória de Guimarães.