O treinador do FC Porto, Julen Lopetegui, aplicou hoje uma dose reforçada de trabalho aos seus futebolistas, com uma sessão de hora e meia, que só não contou com Danilo, ainda a recuperar de uma lesão.

Os "dragões", a cumprirem o segundo dia de estádio no complexo desportivo de Horst, na Holanda, tiveram o seu ensaio muito vocacionado para a amplitude de jogo, palavra que o técnico e os seus adjuntos se fartaram de gritar, a corrigir ou direcionar os movimentos dos jogadores.

Após uma primeira meia hora de trabalho físico, intercalado com exercícios com bola, os jogadores foram obrigados a ensaiar movimentos de jogo, fazendo a bola rolar entre as duas alas, em situação de ataque.

"Amplitude, amplitude", palavras de ordem que Lopetegui ia repetindo, sempre muito ativo no meio dos jogadores, ora corrigindo, ora apoiando as intervenções individuais, com destaque para um par de antecipações do central chileno Igor Lichnovsky, que hoje voltou a treinar com o restante plantel, assim como Graça.

Aliás, tanto Lopetegui como os seus adjuntos não têm coibido de corrigir qualquer jogador diante dos restantes colegas, como o pôde sentir o angolano Kadú, a quem o treinador de guarda-redes, Juan Carlos Arevelo, pediu mais atitude, mas de forma bem audível.

A verdade é que, nos exercícios que se seguiram, usou do mesmo tom de voz para valorizar os movimentos do guardião após a reprimenda.

O lateral brasileiro Danilo trabalhou o mesmo tempo que os restantes companheiros, mas sempre sem bola e com exercícios específicos para a sua recuperação, já que no dia anterior esteve em tratamento a uma entorse ligeira no tornozelo direito, sofrida no jogo-treino com o Desportivo das Aves, no sábado.

O FC Porto volta a treinar na terça-feira, no mesmo local, às 10:00 locais (09:00 em Portugal), estando previsto que os mexicanos Hector Herrera e Diego Reyes já participem na terceira sessão do estágio, após um curto período de férias na sequência da participação no Mundial2104.