O treinador do FC Porto, o espanhol Julen Lopetegui, mostrou-se hoje satisfeito com o rendimento da equipa, que goleou (6-2) o Venlo, segunda divisão holandesa de futebol, na primeira partida de preparação mais a sério dos "dragões".

A seguir aos dois jogos-treino efetuados ainda em Portugal (Valadares, 9-0, e Aves, 1-0), no encontro com os holandeses, em Venray, na Holanda, o novo técnico portista revelou ter ficado com "primeiras impressões positivas", em declarações ao Porto Canal, no fim do encontro.

"É uma partida de pré-época, tempo de trabalho, de resistência, de carga e de assimilar novos conceitos", afirmou Lopetegui, resumindo numa palavra a goleada: "Satisfeito".

O facto de ter terminado o primeiro tempo a perder, por 1-0, não foi relevante: "Estamos a jogar contra equipas que já começaram há mais tempo, estão melhor fisicamente. É verdade que no segundo tempo, conseguimos mais espaços".

"Evidentemente, há muitas coisas para trabalhar e melhorar", avisou o treinador espanhol, que não se alongou com justificações relativamente ao facto de ter colocado o reforço Christian Tello em jogo, no dia em que chegou ao estágio: "Ele está bem, jogou um bocadinho porque se sentia bem. Nada mais".

Levando a análise coletiva um pouco mais além, considerou: "A equipa trabalhou bem, tentou pressionar no terreno adversário, mas faltaram as forças. É normal, estamos cansados. Os jogadores treinaram hoje de manhã e têm tido sessões duplas. Mas gostei que tivessem querido ficar com a iniciativa e que tivessem dado largura ao jogo".

"Pouco a pouco, a equipa irá assimilando conceitos e vamos trabalhar mais a capacidade física", concluiu, a propósito dos próximos dias de estágio em Horst, na Holanda.

Por sua vez, o avançado espanhol Adrian Lopes disse ter ficado "muito contente com esta estreia" e que "importante é que equipa vença estes jogos e que, assim, ganhe confiança".

Questionado sobre a escolha do FC Porto para continuar a sua carreira, afirmou: "Um jogador quer estar sempre num clube grande. E o FC Porto, pela sua história, por todos os adeptos que tem, por todas as conquistas, é um clube grande".

"É um orgulho estar aqui. Espero chegar rápido ao meu melhor nível e ajudar a equipa em tudo", revelou, ao mesmo tempo que mostrou estar identificado com os objetivos do clube: "O FC Porto aspira a ganhar a Liga, a Taça e na Europa sempre faz coisas grandes. Tentaremos ir o mais longe possível".

Também Carlos Eduardo revelou satisfação pela sua exibição, tendo sido um dos "obreiros" da reviravolta na segunda parte, nomeadamente com um golo: "Fiz o que "mister" pediu. Deu certo: colocámos ritmo e boa circulação de bola, num segundo tempo mais rápido, com boas ações no meio campo".

"Estou preparado para o que me pedirem: como "seis", "oito" ou "dez". Até treinei como "seis" (trinco). Foi complicado, mas se precisar de mim, é ali que me tem", disse o médio brasileiro.

Aliás, Carlos Eduardo revelou pouca preocupação com as suas preferências: "Prefiro é jogar, nem que seja a central. Importante é ajudar o FC Porto".