O reforço do FC Porto contratado ao Marítimo, o guineense Sami, confirmou hoje terem existido abordagens do Sporting para a sua contratação, mas que optou "pelo melhor" e que está "feliz com a decisão tomada".

Após cinco épocas no Marítimo, uma das quais emprestado ao Fátima, o antigo júnior do Benfica, com 25 anos, revelou serem verdadeiras as tentativas do clube leonino, em dezembro, mas "não passou daí".

"Até chegar a mim, não foi da melhor forma. Mas também não posso falar de algo que não conheço na totalidade. Optei pela melhor coisa e estou muito feliz com a decisão tomada", disse o jogador, à entrada para o quinto dia de estágio em Horst, na Holanda.

Sobre os objetivos a que agora se entrega, está convicto de que a reconquista do título nacional "vai ser difícil", embora o plantel se esteja a preparar "da melhor forma possível".

"Esta equipa está a ser montada com esse propósito. De certeza absoluta que vamos devolver a este clube aquilo a que está habituado: ganhar", disse Sami.

Relativamente à Liga dos Campeões, o guineense revela confiança numa boa campanha.

"Cresci a ver o FC Porto a ganhar e vou morrer a ver o FC Porto a ganhar. Não se espera outra coisa: sempre que entra em cada jogo é para e ganhar", referiu.

O avançado faz um "balanço positivo" dos primeiros dias com o novo emblema e diz que a equipa "tem vindo a fazer bons jogos e bons resultados, com muitos golos", razão pela qual se podem "tirar as melhores ilações possíveis".

Quanto à muita concorrência para o setor atacante, diz ser "saudável" e que "quem sai a ganhar é o clube, que assim demonstra ter várias soluções".

"Vou trabalhar e tentar demonstrar que sou mais uma opção, pois a decisão é do mister", recordou Sami, que até se sente à vontade a jogar como ponta-de-lança, conforme aconteceu na segunda parte da goleada frente ao Venlo (6-2), na quinta-feira, que contou com um golo seu.

A sua posição mais habitual, nomeadamente a que ocupou nas últimas temporadas, foi a de extremo, sobre a esquerda, mas a "cabeça" do ataque também lhe é familiar: "Na formação fiz essa posição. Mas vou jogar onde o mister achar que posso ser útil à equipa".

Relativamente a Lopetegui, considera que o técnico espanhol "tenta incutir as suas ideias de jogo da forma como vê o futebol".

"Estamos a assimilar e estamos a ter bons resultados", concluiu.