O defesa central do Vitória de Guimarães João Afonso disse hoje que o objetivo de apurar a equipa para as competições europeias de futebol só poderá ser estabelecido no último terço da I Liga.

O jogador frisou não haver "pressa" para definir essa meta porque "o campeonato ainda nem sequer arrancou".

"Temos que ter calma, ver primeiro o que se vai passar nos primeiros dois terços do campeonato e depois, aí sim, estabelecer os objetivos. Europa? Vamos encarar jogo a jogo, não há pressa", disse antes do treino matinal de hoje.

Pessoalmente, o central de 24 anos contratado, ao Benfica de Castelo Branco, do Campeonato Nacional de Seniores, quer "jogar o máximo de jogos possíveis" e prometeu "trabalhar sempre" para ser "uma opção viável" para o treinador, Rui Vitória.

João Afonso diz que a adaptação tem sido "impecável" e agradeceu a receção dos novos colegas, destacando as diferenças entre o Vitória e o seu anterior clube.

"Na organização, que é espetacular, e nos recursos humanos, que são muitos mais. Foi um salto considerável e há que ter os pés sempre bem assentes na terra", disse.

Elogiou ainda Rui Vitória, "um bom treinador, acessível e exigente", e o grupo: "é trabalhador, ambicioso, com muita juventude e futebol para mostrar e vamos fazer jus a isso durante o campeonato".

O Vitória realiza quarta-feira o terceiro particular da pré-temporada, diante do Rio Ave, em Ribeirão, depois do empate com o Feirense (0-0) e do triunfo frente ao Penafiel (2-1).