O Benfica defronta hoje o Marselha, em mais um encontro de preparação para a nova época.

Depois da vitória frente ao Estoril e derrota ante o rival Sporting na final da Taça de Honra de Lisboa, os campeões portugueses voltam a entrar em campo, num teste difícil para os pupilos de Jorge Jesus. O encontro está marcado para às 20h locais, (19h em Portugal continental), no Estádio Gabriel-Montpied, em Clermont-Ferrand.

Jorge Jesus vai aproveitar para continuar a observar as caras novas do plantel, numa altura em que tem de preparar a equipa para o primeiro troféu da época, frente ao Rio Ave, na Supertaça de Portugal, marcado para o dia 10 de agosto em Aveiro.

O técnico Encarnado perdeu vários jogadores titulares, como Oblak, Garay, Siqueira e Rodrigo e ainda não recebeu todos os jogadores que estiveram nas respetivas seleções no Mundial2014. Além disso há jogadores lesionados como Luisão, Fejsa, o que dificulta a criação de rotinas.

Neste duelo com o Marselha, os olhos vão estar postos nos novos reforços do clube da Luz. Anderson Talisca mostrou atributos na Taça de Honra onde foi considerado o melhor jogador mas há outros reforços que terão de mostrar serviço para tentarem um lugar no onze. Luís Felipe terá de mostrar se é uma alternativa a Maxi Pereira na lateral direita, Djavan e Benito lutam pelo lado esquerdo da defensiva, depois da saída de Siqueira.

Nos encontros oficiais entre gauleses e Encarnados, o Benfica venceu dois, perdeu um e empatou outro.

Mas um jogo em particular está gravado na memória dos dois clubes. Em 1990, o Benfica comandado pelo sueco Sven-Goran Eriksson venceu o Marselha na Luz por 1-0 em jogo da segunda-mão das meias-finais da Champions, depois da derrota por 2-1 na primeira-mão. O golo dos Encarnados foi apontado aos 82 minutos por Vata, num desvio com a mão. O árbitro belga Marcel van Langenhove não viu qualquer irregularidade do jogador do Benfica, para desespero dos gauleses.